Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (12.90)
Código: DECM0013
Nome: HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E ENSINO
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Fundamentos históricos, filosóficos e epistemológicos da matemática e sua relação com o ensino da Matemática. A produção de conhecimento matemático e seu percurso histórico. Implicações da história da matemática no ensino de Matemática. História da matemática e a Educação matemática
Referências: BRITO, Arlete de Jesus; CARVALHO, Dione Luchesi de; MIGUEL, Antonio; MENDES, Iran Abreu. História da Matemática em Atividades Didáticas. 2. ed. Revista e ampliada. São Paulo: Livraria da Física/EDUFRN, 2009. ESTRADA, Maria Fernanda et al. História da Matemática. Lisboa: Universidade Aberta, 2000. FAUVEL, John, MAANEN, Jan Van (editores). History in Mathematics Education. The ICMI Study, Holanda: Kluwer Academic Publishers, 2000. FOSSA, John A. (Org.). Matemática e medida. São Paulo: Livraria da Física, 2009. (Coleção História da Matemática para professores). KATZ, Victor. Using history to teach mathematics. An international perspective. Washington: The Mathematical Association of America, 2000. MENDES, Iran Abreu; FOSSA, John A. e VALDÉS, Juan E. Nápoles. A história como um agente de cognição na Educação Matemática. Porto Alegre: Sulina, 2006. MIGUEL, Antonio; MENDES, Iran Abreu. Mobilizing histories in the initial formation of mathematics educators: memories, social practices and discursive games. ZDM - The International Journal on Mathematics Education. 2010. SWETZ, F.; FAUVEL, J. et al. Learn from the masters. Washington: The mathematical association of America, 1995. WUSSING, H. Lecciones de historia de las matemáticas. Madri, espanha: Siglo XXI, 1998.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao v4.12.21