Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 19 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA (15.86)
Código: PPGFST0012
Nome: CONCEITOS DE FISIOTERAPIA GERIÁTRICA
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Sim
Quantidade Máxima de Matrículas: 1
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A disciplina pretende atender a uma demanda crescente de profissionais da área da fisioterapia habilitados para a atuação junto à população idosa e para o desenvolvimento de pesquisas científicas na área. Aborda temas específicos para a capacitação dos alunos. Tem por meta abordar conhecimentos em todos os níveis de atenção à saúde do idoso. Para tanto, utilizar-se-á de construções teóricas a respeito do envelhecimento, inserido no contexto de curso de vida.
Referências: AMERICAN GERIATRICS SOCIETY. Guideline for prevention of falls in older persons. 2010. Disponível em: <http://www.americangeriatrics.org/health_care_professionals/clinical_practice/ clinical_guidelines_recommendations/2010>. Acesso em: 30 out. 2013. BAKER, L. D. et al. Effects of aerobic exercise on mild cognitive impairment: a controlled trial. Arch. neurol., Chicago, v. 67, n.1, p.71-79, jan. 2010. BRASIL. Ministério da Saúde. Cadernos de atenção básica: diretrizes do Nasf: núcleo de apoio a saúde da família. n. 27, serie. B, Brasília, DF, 2009. 160 p. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderno_atencao_basica_diretrize s_nasf.pdf>. Acesso em: 30 out. 2013. BRUCKI, S. M. D. et al. Demências: enfoque multidisciplinar das bases fisiopatológicas ao diagnóstico e tratamento. São Paulo: Atheneu, 2011. 407 p. DOMINGUES, M. A.; LEMOS, N. D. (Org.). Gerontologia: os desafios nos diversos cenários da atenção. Barueri: Manole, 2010. 616 p. ERICKSON, K. I. et al. Exercise training increases size of hippocampus and improves memory. Proc. natl. acad. sci., Washington, v. 108, n. 7, p. 3017- 3022, feb. 2011. FREITAS, E. V. et al. Tratado de geriatria e gerontologia. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. 1573 p. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Perfil do idoso. Brasília, 2010. Disponível em: <www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/perfilidoso/>. Acesso em 30 out. 2013. MENDES, T. A. B. (Org.). Manuais de Especialização - Geriatria e Gerontologia do Hospital Israelita Albert Einstein. 1ed.Barueri-SP: , 2014, v. 1. 896 P. MCKHANN, G. M. et al. The diagnosis of dementia due to Alzheimer’s disease: recommendations from the national institute on aging and the Alzheimer’s association workgroup. Alzheimer's & Dementia, Orlando, v. 16, p. 1-7, apr. 2011. PERRACINI, M. R.; FLÓ, C. M. Fisioterapia: teoria e pratica clinica - funcionalidade e envelhecimento. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009. 538 p. ______. Prevenção e manejo de quedas no idoso. Disponível em: <http://pesquisa.proqualis.net/resources/000000112>. Acesso em: 30 out. 2013. KATO, E. M.; RADANOVIC, M. Fisioterapia nas demências. São Paulo: Atheneu, 2007. 232 p. SHUMWAY-COOK, A.; WOOLLACOTT M. H. Controle motor: teoria e aplicações práticas. 3. ed. Barueri: Manole, 2011. 232 p. RASO, V.; GREVE, J. M. A.; POLITO, M. D. Pollock: fisiologia clínica do exercício. Barueri: Manole, 2013. 648 p.

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