Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 02 de Junho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO - PPGTUR (16.54)
Código: PPGT0018
Nome: METODOLOGIA DA PESQUISA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Ciência, teoria e método. Produção de conhecimento científico na área. Papel da pesquisa no desenvolvimento do turismo. Tipos de pesquisa realizadas em turismo e as diferentes formas de registro da produção científica. Estudo dos recursos analíticos e metodológicos para conceber e realizar pesquisas em Turismo, particularmente a tese de doutorado, com visão abrangente da construção de teorias e do papel delas na construção do conhecimento em Turismo, compreensão das bases e da delimitação metodológica da pesquisa científica; e as etapas do processo de elaboração e redação da pesquisa científica, em especial do projeto de qualificação e da tese de doutorado.
Referências: BABBIE, E. The practice of social research. 11. ed. California: Wadsworth, 2006. BARLEY, S. R. Images of imaging: notes on doing longitudinal field work. Organization Science, v. 1, n. 3, p. 220-247, 1990. BARTUNEK, J. M.; BOBKO, P.; VENKATRAMAN, N. Toward innovation and diversity in management research methods. Academy of Management Journal, v. 36, n. 6, p. 1362-1373, 1993. BIANCHETTI, L.; MACHADO NETTO, A. M. A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação de teses e dissertações. São Paulo: Cortez, 2005. BOAVENTURA, E. Metodologia de pesquisa: monografia, dissertação, tese. São Paulo: Atlas, 2004. BOUDON, R. Os métodos em sociologia. São Paulo: Ática, 1989. BRUYNE, P. DE; HERMAN, J.; SCHOUTHEETE, M. DE. Dinâmica da pesquisa em ciências sociais: os pólos da prática metodológica. 5. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1991. BRYMAN, A. (Org.). Doing research in organizations. London: Routledge, 1988. BRYMAN, A. Methods and organization studies: contemporary social research.London: Routledge, 2005. KUMAR, Ranjit, Research Methodology-A Step-by-Step Guide for Beginners,(2nd.ed.),Singapore, Pearson Education, 2005. DEMARRAIS, Kathleen B. and STEPHEN D. Lapan. Foundations for research: Methods of inquiry in education and the social sciences. Mahwah, NJ: L. Erlbaum Associates. 2004. 432p. BABBIE, E. R. The basics of social research (4th ed.). Australia: Thomson/Wadsworth. 2007. 576 p DOOLEY, David. Social research methods. 4th ed. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall. 2001. 385p. DREW, Clifford J., Michael L. Hardman and Ann Weaver Hart. Designing and conducting research: Inquiry in education and social science. 2nd ed. Boston, MA: Allyn and Bacon. 1996. 470p. GLICKEN, Morley D. Social research: A simple guide. Boston, MA: Allyn and Bacon. 2002. 282 p. GRAY, David E. Doing research in the real world. London, UK: Sage Publications. 2004. 422p. POWELL, Ronald R. Review of Handbook of research design and social measurement, 6th ed., by Delbert C. Miller and Neil J. Salkind. Library & Information Science Research 26:110. 2004. UPRICHARD, Emma. Review of Handbook of research design and social measurement, 6th ed., by Delbert C. Miller and Neil J. Salkind. Sociology - The Journal of the British Sociological Association 38:407. 2004. NEUMAN, W. Lawrence. Social research methods: Qualitative and quantitative approaches. 6th ed. Boston, MA: Allyn & Bacon. 592p. 2006. BISCHOPING, Katherine. Review of Social research methods: Qualitative and quantitative approaches, 5th ed., by W. Lawrence Neuman. Teaching Sociology 33:95. 2005. OUTHWAITE, W., & Turner, S. P. The SAGE handbook of social science methodology. Los Angeles (Calif.); London: SAGE. 640 pages. 2007. WANG, R. Review of The SAGE handbook of social science methodology by W. Outhwaite and S. P. Turner. CHOICE, 45, no. 2 (Oct): 359. 2008. PATTEN, Mildred L. Understanding research methods: An overview of the essentials. 4th ed. Glendale, CA: Pyrczak Publishing. 170p. 5th ed.: 183p. 2004. CAMPBELL, D. T.; STANLEY, J. C. Delineamentos experimentais e quase-experimentais de pesquisa. São Paulo: EPU-EDUSP, 1979. CASTRO, C. DE M. A prática da pesquisa. São Paulo: McGraw-Hill, 1978. CRESWELL, J. W. Research design: qualitative, quantitative, and mixed approaches. 2. ed. London: Sage Publications, 2002. DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (Eds.) Handbook of qualitative research. 3. ed.London: Sage Publications, 2005. ECO, H. Como se faz uma tese. 18. ed. São Paulo: Perspectiva, 2003. EISENHARDT, K. M. Building theories from case study research. Academy of Management Review, v. 14, n. 4, p. 532-550, 2001. FODDY, W. Constructing questions for interviews and questionnaires: theory and practice in social research. Cambridge: Cambridge University Press, 2003. GARRETT, A. A entrevista: seus princípios e métodos. Rio de Janeiro: Ediouro, 1997. GOODE, W. J.; HATT, P. K. Métodos em pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979. HAIR JR., J. F. et al. Fundamentos de métodos de pesquisa em administração.Porto Alegre: Bookman, 2005. HART, C. Doing a literature review: releasing the social science research imagination. London: Sage Publications, 1999. HUSSEY, R.; COLLINS, J. Pesquisa em administração. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005. KERLINGER, F. N. Metodologia da pesquisa em ciências sociais: um tratamento conceitual. São Paulo: EPU-EDUSP, 1996. KLEIN, J. K.; KOZLOWSKI, S. W. Multilevel theory, research, and methods in organizations: foundations, extensions, and new directions. San Francisco: Jossey-Bass, 2000. LUKE, D. A. Multilevel modeling: quantitative applications in the social sciences. London: Sage Publications, 2004. MARTIN, J. Breaking up the mono-method monopolies in organizational analysis. In: HASSARD, J.; PYM, D. The theory and philosophy of organizations: critical issues and new perspectives. London: Routledge, 1990. MOLES, A.A criação científica. São Paulo: Perspectiva, 1981. MONTGOMERY,D. C. Design and analysis of experiments. 6. ed. New York: Wiley, 2004. MORGAN, G. Beyond method: strategies for social research. London: Sage Publications, 1983. MOWDAY, R. T.; STEERS, R. M. Research in organizations: issues and controversies. California: Goodyear, 1979. PEDHAZU, E. J.; SCHRNELKIN, L. P.Measurement, design and analysis: an integrated approach. London: Lawrence Erlbaun, 1991. REED, M. Teorização organizacional: um campo historicamente contestado. In: CLEGG, S. R.; HARDY, C.; NORD, W. R. (Orgs.). Handbook de estudos organizacionais: modelos de análise e novas questões em estudos organizacionais. São Paulo: Atlas, 1999. v. 1. p. 61-98. REMENYI, D. et al. Doing research in business and management: an introduction to process and method. London: Sage Publications, 1998. RICHARDSON, R. J. et al. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. rev. amp. São Paulo: Atlas, 1999. SELLTIZ, C. et al. Métodos de pesquisa nas relações sociais. 2. ed. São Paulo: EPU-EDUSP, 1987. v. 1, 2, 3. SINGER, J. D.; WILLETT, J. B. Applied longitudinal data analysis: modeling change and event occurrence. Oxford: Oxford University Press, 2003. SNIJDERS, T. A. B.; BOSKER, R. J. Multilevel analysis: an introduction to basic and advanced multilevel modeling. London: Sage Publications, 1999. SUTTON, R. I.; STAW, B. M. O que não é teoria. Revista de Administração de Empresas, v. 43, n. 3, p. 74-84, 2003. TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. 4.ed. São Paulo: Atlas, 1995. WHETTEN, D. A. What constitutes a theoretical contribution? Academy of Management Review, v. 14, n. 4, p. 490-495, 1989. WHETTEN, D. A. O que constitui uma contribuição teórica? Revista de Administração de Empresas, v. 43, n. 3, p. 69-73, 2003. WU, C. F. J.; HAMADA, M. Experiments: planning, analysis, and parameter design optimization. New York: John Wiley & Sons, 2000.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
PPGP0022 - METODOLOGIA DA PESQUISA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao v4.12.24