Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 01 de Junho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO - PPGTUR (16.54)
Código: PPGT0013
Nome: ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS EM TURISMO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Fundamentos, conceitos e histórico das estratégias competitivas. Formulação da estratégia competitiva e das estratégias operacionais alinhadas à estratégia competitiva de negócios no turismo. Evolução do pensamento estratégico. Principais modelos de análise do ambiente interno e externo. Estratégia e posicionamento competitivo. A inteligência competitiva através da inovação e desenvolvimento tecnológico. Competências Centrais. Processo Estratégico e a Busca de Capacitações Dinâmicas. Vantagem Competitiva. Competitividade de países, regiões e cidades turísticas.
Referências: Aaker, D. A., Administração estratégica de mercado, Bookman, 2001. Barney, J. Firm resources and sustained competitive advantage. Journal of Management, v.17, n.1, 1991 Bonoma, Thomas V. (1984). Making Your Marketing Strategies Work. Harvard Business Review, 62, 69-76 Bowen, J. T. (1997). A marketing-driven approach to business development and service improvement in the hospitality industry. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 9(7), 334-344. http://dx.doi. org/10.1108/09596119710191001 Castells, Manuel. La Era de la Información. La Sociedad Red. Alianza Editorial. 2002. Crouch, G. I., & Ritchie, B. J. R. Tourism, competitiveness, and societal prosperity. Journal of Business Research, Vol.44, No.3, 137–152, 1999 Dwyer, L., and C. W. KIM (2003). “Destination Competitiveness: A Model and Indicators.” Current Issues in Tourism, 6/5: 369–414. Dantas, M.; Fernandes Ferreira, L. V.,Araujo, A & Godeiro, D. (2018)”La implementación estratégica en el area de hospedaje seún la perspectiva de los recursos” Estudios y Perspectivas en Turismo 27(3): 737-755 Hrebiniak, L. G. & Joyce, W. F. (2004). Implementing strategies: An appraisan anda agenda for future research. In: Hitt, M. A. Freeman, R. E.; Harrison, J. S. The Blackwell handbook of strategic managment. Blackwell Publishers Habermas, Jünger (2001): Teoría de la Acción Comunicativa I & II. Título original: Theorie des Kommunikativen Handelns I.Taurus. Madrid. España Hrebiniak, L. G (2006). Fazendo a estratégia funcionar: o caminho para uma execução bem-sucedida. Porto Alegre: Bookman. Jacobson, R., 1992. "The 'Austrian' school of strategy." Academy of Management Review, 782-807 Kaplan, R. S. Norton, D.P. Using the Balanced Scorecard as a Strategic Management System. Harvard Business Review, 1996, v. 74, n. 1, pp. 75-85. Lê, J. K., & Jarzabkowski, P. A. (2015). The role of task and process conflict in strategizing. British Journal of Managment, 26 (3), 439-463 Mintzberg, H. The Fall and Rise of Strategic Planning. Harvard Business Review, [S.l.], p. 107-114, 1994. McGrath, R. (2013): O fim da vantagem competitiva: um novo modelo de competição para mercados dinâmicos.1ª ed.Rio de Janeiro, Elsevier. Noble, C. H. The eclectic roots of strategy implementation research. Journal of Business Research, 1999, v. 45, n. 5, pp. 119-134. Pike, S. (2012). Destination positioning opportunities using personal values: Elicited through the Repertory Test with Laddering Analysis. Tourism Management, 33(1), 100–107. Porter, M. Vantagem Competitiva, Editora Campus, Rio de Janeiro, 1990. Porter, M. A vantagem competitiva das nações, Campus, 1993. Ritchie, J.R. Brent & Crouch, Geoffrey I. (2003): The competitive destination. CAB International Publishing, Wallingford Rumelt, R.P., Schendel, D., & Teece, R.J., 1994. "History of strategic management," Fundamental Issues in Strategy: A research agenda. (9-24). HBS Press. Sacramento, K., Mascena, K. & Fischmann, A. (2015). Implementação estratégica: Uma análise bibliométrica da produção científica de 1988 a 2014. In: XVIII SemeAd. São Paulo: FEA-USP Simon Anholt. (2010). Handbook on Tourism Destination Branding. Unwto, 1–235. Stokes, R. (2008). Tourism strategy making: insights to the events tourism domain. Tourism Management, 29(2), 252- 262. http://dx.doi.org/10.1016/j.tourman.2007.03.014 Van De Ven, A. H. Suggestions for studying strategy process: a research note. Strategic Management Journal, 1992, v. 13, pp. 169-188 Vasconcelos, Flávio C.; Cyrino, Álvaro B. Vantagem Competitiva: os modelos teóricos atuais e a convergência entre estratégia e teoria organizacional. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 40, n. 4, p.20-37, 2000. Volberda, H. W. Crisis in strategy: fragmentation, integration or synthesis. European Management Review, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 35-42, 2004 Wernham, R., Obstacles to Strategy Implementation in a Nationalized Industry. Journal of Management Studies, v. 22, n. 6, p 632-648, 1985. World Economic Forum (2019). Travel and Tourism Competitiveness Report – 2019 https://www.weforum.org/reports/the-travel-tourism-competitiveness-report-2019.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao v4.12.24