Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 26 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAÍ (11.22)
Curso: TECNICO EM INFORMATICA CORRESPONDENTE AO ENSINO MEDIO - 005 (MT) - MACAÍBA
Código: EAJ0368
Nome: MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES
Carga Horária Teórica: 90 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 90 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Ementa/Descrição: 1. O mercado para o profissional técnico em manutenção de equipamentos de informática 2. Conceitos de MTTR e MTBF 3. Tipos/layouts de computadores 3.1. Desktop 3.2. All-in-one 3.3. Notebooks e suas variantes (híbridos, ultrabooks) 4. Especificidade na montagem e desmontagem de computadores 5. Ferramentas utilizadas (a maleta do técnico) 6. Setup: principais configurações (boot, particionamento e formatação de Hds) 7. Instalação de Windows e Linux 8. Instalação de softwares em Windows e Linux 9. Softwares de diagnóstico 10. Softwares simuladores de defeito (por exemplo: Intel) 11. Tipos de manutenção 11.1. Preventiva 11.2. Corretiva 11.3. Preemptiva 12. Principais sintomas e diagnósticos de defeitos em hardware 12.1. Código de beeps 12.2. Mensagens de erro 12.3. Setup (bios, uefi) 12.4. Instalação e atualização de drivers 12.5. Medidas auxiliares na placa-mãe com multímetro 13. Soldagem e Dessoldagem 13.1. Ferramentas(Ferros de soldar, sugadores, estações de solda) 13.2. Práticas 14. Principais sintomas e diagnósticos de defeitos em software 14.1. Erros em sistema operacional 14.2. Gerenciador de dispositivos 14.3. Atualização 14.4. Terminal do sistema operacional e principais comandos para diagnóstico/reparo 14.5. Sistema operacional e/ou aplicativos corrompidos 14.6. Ponto de restauração 15. Suporte remoto (por exemplo: TeamViewer) 16. Pragas virtuais: identificação e reparo 17. Boas práticas no uso do computador 18. Clonagem de discos (HD, SSD) 19. Dicas para upgrade 20. Backup 20.1. Backup em nuvem; 21. Layouts de oficina de reparação 22. Construção de orçamentos e comunicação com cliente 23. Ética profissional na oficina de reparação 24. Reparo em Filtros de Linha 25. Noções e reparo em estabilizadores e no-breaks

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