Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 29 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM (13.23)
Código: PGEL019
Nome: SOCIOLINGUÍSTICA
Carga Horária Teórica: 75 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 75 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: O estudo da linguagem em seu contexto social. A língua como um sistema heterogêneo. Constituição histórica da sociolinguística variacionista. Abordagem da sociolinguística variacionista aos fenômenos de variação e mudança linguística. Variação linguística e ensino de língua portuguesa
Referências: CHAMBERS, J. K. Sociolinguistic theory. Cambridge: Blackwell, 1995. ECKERT, P. Three waves of variation study: the emergence of meaning in the study of variation. Disponível em: www.stanfortd.edu/~eckert/PDF/ThreeWavesofVariation.pdf (under review). GÖRSKI, E.; COELHO, I. L. Variação linguística e ensino de gramática. Working Papers em Linguística v. 10, 2009. p. 73-91. GUY, G. Introdução à análise quantitativa da variação linguística. In: GUY, G.; ZILLES, A. Sociolinguística quantitativa – Instrumental de análise. São Paulo: Parábola, 2007, p. 19-46. _____ VARBRUL: análise avançada. In: GUY, G.; ZILLES, A. Sociolinguística quantitativa – Instrumental de análise. São Paulo: Parábola, 2007, p. 47-70. _____; ZILLES, A. Sociolinguística quantitativa – Instrumental de análise. São Paulo: Parábola, 2007. LABOV, W. Sociolinguistic patterns. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1972. _____ The intersection of sex and social class in the course of linguistic change. Language Variation and Change v. 2, 1990. p. 205-254. _____ Principles of linguistic change: internal factors. Oxford: Blackwell, 1994. _____ Principles of linguistic change: social factors. Oxford: Blackwell, 2001. _____ Padrões sociolinguísticos. [tradução de Marcos Bagno e Maria Marta Pereira Scherre] São Paulo: Parábola, 2008. _____ Some sociolinguistic principles. In: PAURLSTON, C. B.; TUCKER, G. R. (Orgs.) Sociolinguistics – The essential readings. Oxford: Blackwell, 2003. p. 234-250. LUCCHESI, D. Sistema, mudança e linguagem: um percurso na história da linguística moderna. São Paulo: Parábola, 2004. RAMOS, J. M.; DUARTE, M. E. O papel da sociolinguística no ensino da escrita padrão. Revista do GELNE v. 5, n. 1 e 2, 2003. p. 91-96. TAGLIAMONTE, S. A. Analysing sociolinguistic variation. Cambridge: Cambridge University Press, 2006. TARALLO, F. A pesquisa sociolinguística. São Paulo: Ática, 1985. WEINREICH, U.; LABOV, W.; HERZOG, M. Empirical foundations for a theory of language change. In: LEHMANN, W. P.; MALKIEL, Y. (Eds.) Directions for historical linguistics. Austin: University of Texas Press, 1968. p. 97-195. _____ Fundamentos empíricos para uma teoria da mudança linguística. [tradução de Marcos Bagno] São Paulo: Parábola, 2006.  

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao v4.12.23