Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 20 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE (15.26)
Código: CSA0129
Nome: SEMINÁRIOS EM PESQUISA
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Apresentação e discussão dos projetos de pesquisa com análise crítica do estado atual do conhecimento na área de interesse, comparando e contrastando abordagens teórico-metodológicas empregadas e avaliando a confiabilidade de resultados dos trabalhos, de modo a identificar pontos de consenso, controvérsias e outras lacunas que merecem ser esclarecidas.
Referências: • ALVES MAJ, GEWANDSZNAJDER F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira. 2. ed. 2000. 203 p. • ANDRADE MM. Introdução à metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas . 4. ed. 1999. 153 p. • CARRAHER DW. Senso crítico: do dia-a-dia às ciências humanas. Rio de Janeiro: Pioneira, 1999. 182 p. • DEMO P. Metodologia científica em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1981. • ECO H. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva. 1989. • LAKATOS EM, MARCONI MA. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1982. • MINAYO MC. Construindo o saber. São Paulo: Papirus. 1994. • MINAYO MC. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. Rio de Janeiro: HUCITEC/ABRASCO, 1994. • OLIVEIRA SL. Tratado de metodologia científica. Rio de Janeiro: Pioneira, 2000. 344 p. • TRIVIÑOS ANS. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. 174 p. • VANZI AS, NERY MES. Metodologia da pesquisa em saúde. Porto Alegre: RMYL Gráfica, 1998. 152 p. • VIEIRA J. Como escrever uma tese. Rio de Janeiro: Pioneira, 1999. 110 p. • ZIMAN J. O conhecimento confiável: uma exploração dos fundamentos para crença na ciência. São Paulo: Papirus, 1996. 120 p

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao v4.12.21