Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 05 de Junho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA ESTRUTURAL E FUNCIONAL (17.00.10)
Código: BEF0012
Nome: METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Disciplina que tem por objetivo aprofundar os conhecimentos acerca dos fundamentos teóricos e práticos relacionados com a implementação de estratégias de ensino-aprendizagem aplicáveis à área biomédica, com ênfase nos métodos ativos e inovadores. Nesse sentido, o tratamento dado aos conteúdos deve fundamentar e orientar a discussão, troca de experiências e realização de atividades práticas sobre metodologias ativas no ensino de graduação. Envolve adicionalmente a abordagem: das dimensões do processo didático e seus eixos norteadores: ensinar, aprender, pesquisar e avaliar, bem como sua importância no contexto social. O significado e o valor da metodologia na prática docente do Ensino Superior. A importância e necessidade da formação pedagógica do professor universitário. Elementos teórico-metodológicos e técnicos que possibilitam orientar o planejamento e execução do processo de ensino-aprendizagem no âmbito da docência superior. Estímulo à criação cultural, ao desenvolvimento da mentalidade científica e do pensamento crítico-reflexivo no ensino superior. Métodos e estratégias de avaliação do conhecimento e da eficácia das estratégias de ensino (avaliação e auto-avaliação).
Referências: Básica ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. Processos de Ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias do trabalho em aula. Editora Univille, 2003, 145 p. CHAVES, S. M. A avaliação da aprendizagem no ensino superior: realidade, complexidade e possibilidades. PUC/SP, 2003. COLLAÇO, G. H et al. Metodologia do ensino superior: livro didático. 3. ed. rev. e atual. Palhoça: UnisulVirtual, 2006. COWAN, J. Como ser um professor universitário inovador: reflexão na ação. Porto Alegre: ARTMED, 2002. GIL, A. C. Metodologia do ensino superior. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2005. MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003. VEIGA, I. P. A., NAVES, M. L. P. Currículo e avaliação na educação superior. Araraquara: Junqueira &Marin, 2005. Complementar BRASIL. Lei n. 9.394/96 de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, no. 248, dez. 1996, p. 27.833-27.841. CASTANHO, S; CASTANHO, ME. Temas e texto em metodologia do ensino superior. Campinas, SP: Papirus, 2001. MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez/UNESCO, 2001. 115 p. VEIGA, IPA. Educação básica e educação superior: projeto político-pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 2004. VEIGA, IPA. Técnicas de ensino: novos tempos, novas configurações. Campinas, SP: Papirus, 2006. ZABALZA, MA. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao v4.12.24