Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDE (15.67)
Código: ESA0011
Nome: EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (E-LEARNING)
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Essa disciplina tem por objetivo geral informar sobre os conceitos e recursos da educação à distância e propiciar um ambiente de simulação e treinamento para que os estudantes entendam a aplicação dos aspectos educacionais, assistenciais e científicos na prática diária. Visa ainda transmitir aos alunos conhecimentos, fomentar a discussão e orientar o raciocínio sobre telemedicina/telessaúde e familiarizá-los com alguns recursos que poderão ser utilizados em estratégias de ensino à distância. Discussão sobre as políticas públicas relacionadas: Telessaúde, UNASUS, RUTE, RNP.
Referências: 1. Harden RM. A new vision for distance learning and continuing medical education. J Contin Educ Health Prof. 2005;25(1):43-51. 2. Harden RM, Hart IR. An international virtual medical school (IVIMEDS): the future for medical education? Med Teach. 2002;24(3):261-7. 3. Vollmar HC, Schürer-Maly CC, Frahne J, Lelgemann M, Butzlaff M. An e-learning platform for guideline implementation--evidence- and case-based knowledge translation via the Internet. Methods Inf Med. 2006;45(4):389-96. 4. Wiecha J, Heyden R, Sternthal E, Merialdi M. Learning in a virtual world:experience with using second life for medical education. J Med Internet Res. 2010;12(1):e1. 5. Wiecha J, Barrie N. Collaborative online learning: a new approach to distance CME. Acad Med. 2002;77(9):928-9. 6. Hugenholtz NI, de Croon EM, Smits PB, van Dijk FJ, Nieuwenhuijsen K.Effectiveness of e-learning in continuing medical education for occupational physicians. Occup Med (Lond). 2008;58(5):370-2. 7. Maisonneuve H, Chabot O. [Internet-based continuing medical education: as effective as live continuing medical education]. Presse Med. 2009;38(10):1434-42. 8. Curran VR, Hoekman T, Gulliver W, Landells I, Hatcher L. Web-based continuing medical education. (II): Evaluation study of computer-mediated continuing medical education. J Contin Educ Health Prof. 2000;20(2):106-19. 9. Davis N, Davis D, Bloch R. Continuing medical education: AMEE Education Guide No 35. Med Teach. 2008;30(7):652-66. 10. Curran VR, Fleet L. A review of evaluation outcomes of web-based continuing medical education. Med Educ. 2005;39(6):561-7. 11. Pinto A, Selvaggi S, Sicignano G, Vollono E, Iervolino L, Amato F, Molinari A, Grassi R. E-learning tools for education: regulatory aspects, current applications in radiology and future prospects. Radiol Med. 2008;113(1):144-57. 12. Abrahamson S, Baron J, Elstein AS, Hammond WP, Holzman GB, Marlow B, Taggart MS, Schulkin J. Continuing medical education for life: eight principles. Acad Med. 1999;74(12):1288-94. 13. Sargeant J, Curran V, Jarvis-Selinger S, Ferrier S, Allen M, Kirby F, Ho K. Interactive on-line continuing medical education: physicians' perceptions and experiences. J Contin Educ Health Prof. 2004;24(4):227-36. 14. LAURENTI, M. E. A. A Internet na educação à distância. Revista Lúmen, v. 6, n. 13, dez. 2000. Edição especial.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao v4.12.21