Ementa/Descrição: |
O objetivo desta disciplina é aprofundar discussões epistemológicas em metodologia de pesquisa em psicologia, complementando outras disciplinas congêneres oferecidas ao longo do curso. Discutir o significado de teoria na ciência em geral, e na psicologia em particular. Analisar as articulações entre teoria, observação (dados empíricos), evidências, fenômeno e formas dominantes e contra-hegemônicas de operacionalização metodológica em ciência e na psicologia. A disciplina pretende ser um espaço de discussão avançada, funcionando como um campo de problematizações, portanto não exclusivamente tecnicista, que permita uma crítica metateórica dos pilares metodológicos das pesquisas dos alunos participantes. |
Referências: |
Charmaz, K. (2006) Constructing grounded theory: a practical guide through qualitative analysis, London, Sage.
Flinders, D., & Mills, G. E. (Eds.)(1993). Theory and concepts in qualitative research: perspectives from the field. New York: Teachers College.
Godfrey-Smith, P. (2003). Theory and reality. Chicago University Press.
Jaccard, J. & Jacoby, J. (2010). Theory construction and model-building skills. New York: The Guilford Press.
Kelle, U. (2005). Emergence vs. Forcing of Empirical Data? A Crucial Problem of Grounded Theory Reconsidered. Forum: Qualitative social Research, 6(2). Retrieved from: http://nbn-resolving.de/urn:nbn:de:0114-fqs0502275.
Valsiner, J. (2000). Data as representations: contextualizing qualitative and quantitative. Social Science Information, 39(1), p. 99-113. |