Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 21 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA (13.26)
Código: PSI4038
Nome: ESTUDOS AVANÇADOS EM METODOLOGIA: TEORIZAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: O objetivo desta disciplina é aprofundar discussões epistemológicas em metodologia de pesquisa em psicologia, complementando outras disciplinas congêneres oferecidas ao longo do curso. Discutir o significado de teoria na ciência em geral, e na psicologia em particular. Analisar as articulações entre teoria, observação (dados empíricos), evidências, fenômeno e formas dominantes e contra-hegemônicas de operacionalização metodológica em ciência e na psicologia. A disciplina pretende ser um espaço de discussão avançada, funcionando como um campo de problematizações, portanto não exclusivamente tecnicista, que permita uma crítica metateórica dos pilares metodológicos das pesquisas dos alunos participantes.
Referências: Charmaz, K. (2006) Constructing grounded theory: a practical guide through qualitative analysis, London, Sage. Flinders, D., & Mills, G. E. (Eds.)(1993). Theory and concepts in qualitative research: perspectives from the field. New York: Teachers College. Godfrey-Smith, P. (2003). Theory and reality. Chicago University Press. Jaccard, J. & Jacoby, J. (2010). Theory construction and model-building skills. New York: The Guilford Press. Kelle, U. (2005). Emergence vs. Forcing of Empirical Data? A Crucial Problem of Grounded Theory Reconsidered. Forum: Qualitative social Research, 6(2). Retrieved from: http://nbn-resolving.de/urn:nbn:de:0114-fqs0502275. Valsiner, J. (2000). Data as representations: contextualizing qualitative and quantitative. Social Science Information, 39(1), p. 99-113.

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