Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 02 de Junho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA NO NORDESTE (15.00.01)
Código: NSF0001
Nome: ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA FAMÍLIA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE NA ESTRATÉGIA EM SAÚDE DA FAMÍLIA E SUA INTERAÇÃO COM OS DEMAIS NÍVEIS DE COMPLEXIDADE DO SUS. CILCOS DE VIDA E ENVELHECIMENTO POPULACIONAL. DIFERENTES MODELOS ASSISTENCIAIS NA ATENÇÃO BÁSICA. A ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA COMO ESTRUTURANTE DO SUS. EQÜIDADE, INTERDISCIPLINARIDADE E INTEGRALIDADE EM SAÚDE. RESOLUTIVIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA E ITINERÁRIOS TERAPÊUTICOS. TECNOLOGIA E CUIDADOS BÁSICOS DE SAÚDE. PROBLEMAS (PSICO)SOCIAIS: TRANSTORNOS MENTAIS E SOCIAIS PREVALENTES NA AB (E.G.; DROGAS, VIOLÊNCIA, DEPRESSÃO). INCLUSÃO SOCIAL. HABILIDADES PARA TRABALHAR EM EQUIPE COM INDIVÍDUO, FAMÍLIA E COMUNIDADE.
Referências: COSTA, E.M.A.; CARBONE, M.H. SAÚDE DA FAMÍLIA: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR. RIO DE JANEIRO: RUBIO, 2044. FIGUEIREDO, N.M.A. ENSINANDO A CUIDAR EM SAÚDE PÚBLICA. SÃO CAETANOS DO SUL: YEDIS, 2005. AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA (ANVISA). RESOLUÇÃO RDC Nº 33, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2003. DISPÕE SOBRE O REGULAMENTO TÉCNICO PARA O GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE. BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. ESTATUTO DO IDOSO/MINISTÉRIO DA SAÚDE - 2. ED. REV. - BRASÍLIA: EDITORA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2006. 70P - (SÉRIE E. LESGISLAÇÃO DE SAÚDE). BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. PORTARIA Nº 2.528 DE 19 DE OUTUBRO DE 2006. APROVA A POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DA PESSOA IDOSA. BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. REDES ESTADUAIS DE ATENÇÃO À SAÚDE DO IDOSO: GUIA OPERACIONAL E PORTARIAS RRELACIONADAS. BRASÍLIA: MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2002. BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE. LEGISLAÇÃO EM SAÚDE MENTAL: 1990-2004 - 5 ED. AMPL. - BRASÍLIA: MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2004. BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. DIABETES MELLITUS - MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS, BRASÍLIA, 1993. BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. PROGRAMA NACIONAL DE CONTROLE DA HANSENÍASE. MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS, BRASÍLIA, 1990. BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. PROGRAMA NACIONAL DE CONTROLE DA TUBERCULOSE. MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS. BRASÍLIA, 1990. WARNIER, JEAN-PIERRE. A MUNDIALIZAÇÃO DA CULTURA. BAURU-SP:EDUSC, 2003.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao v4.12.24