Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 20 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL - PPGSS (16.26)
Código: MSS0038
Nome: QUESTÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA PESQUISA SOCIAL
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Caráter epistemológico da investigação. Métodos nas principais matrizes do pensamento social. Distinções epistemológicas e metodológicas. A construção do objeto de investigação. A elaboração do projeto de pesquisa. Distintas abordagens do trabalho de campo: tipos e técnicas de pesquisa, coleta, sistematização, análise e interpretação de dados.
Referências: 1. LAVILLE, Christian. A Construção do Saber: Manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda.; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999. 2. JAPIASSU, H. F. - Introdução ao pensamento epistemológico. Rio de Janeiro: F. Alves. 4.ª ed. 1986. 3. LÖWY, M. - Ideologias e Ciência Social: elementos para uma análise marxista - São Paulo: Cortez, 1985. 4. ROJAS SORIANO, Raúl. Manual de Pesquisa Social. Trad. Ricardo Rosenbusch. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004. 5. DURKHEIM, E. - As Regras do Método Sociológico. Tradução Maria Isaura P. de Queiroz - São Paulo: Nacional, 4. ed., 1966. 6. WEBER, M. - Ensaios sobre a Teoria das Ciências Sociais. Tradução Rubens Eduardo Frias - São Paulo: Moraes, 1991. 7. POPPER, K. R. - La Lógica de la Investigacion Científica. Madri: Tecnos, 1971. 8. CARDOSO, C. F. - Os Métodos da História. (tradução João Maia) - Rio de Janeiro: Graal, 3. ed. 1983. 9. MARX, K. - Contribuição à Crítica de Economia Política. (tradução Maria Helena B. Alves) - São Paulo: Martins Fontes, 2.ª ed. 1983. 10. __________ - O Capital: crítica da economia política. (tradução Reginaldo Sant’Anna) - São Paulo: Difel, 10.ª. Vol. I, 1985. 11. GOLDMANN, L. - Ciências Humanas e Filosofia: O que é a Sociologia? – (tradução Lupe C. Garande e José Arthur Giannotti) - São Paulo: Difel, 10. ed. 1986. 12. SELLTIZ, Jahoda et all. - Métodos de Pesquisa nas Relações Sociais. (tradução Dante M. Leite) - São Paulo: Herder, 1967. 13. THIOLLENT, M. - Crítica Metodológica, Investigação Social e Enquete Operária - São Paulo: Polis, 4. ed. 1985. 14. TRIVINOS, A. Nibaldo Silva. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. 15. MARTINELLI, Mª. Lúcia (org.). Pesquisa Qualitativa - um instigante desafio. São Paulo: Veras Editora, 1999. (Série Núcleo de Pesquisa; 1) 16. BARROS, A. de Jesus Paes de; LEHFELD, Neide A. de Souza. Projeto da Pesquisa - Propostas Metodológicas. Rio de Janeiro, Vozes, 1990. 17. BARDIN, L. L’Analyse de Contenu, Paris, PUF, 1991. 18. SETUBAL, Aglair Alencar. Pesquisa em Serviço Social: utopia e realidade. São Paulo: Cortez, 1995. (p. 27-69) 19. FAZENDA, Ivani (org) - Metodologia da Pesquisa Educacional. São Paulo: Cortez, 1989. (p. 69-90). 20. RICHARDSON, R. Jarry e colaboradores. Pesquisa Social - Métodos e Técnicas (3ª ed.; rev. e ampl.) São Paulo: Ed. Atlas, 1999. 21. LUCKACS, Georg. História e Consciência de Classe. (trad. do Alemão por Telma Costa), Porto, Publicações Escorpião, 1974.

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