Ementa/Descrição: |
Apresentação e prática das principais ferramentas (software de microcomputadores) disponíveis para trabalhar com seus próprios materiais recolhidos a várias fontes para primeiros processamentos, análises secundárias dos dados, análises exploratórias e desenvolvimento de modelos para entender e relacionar as observações com objetivo de melhor entender os fenomenos observados e estudados.
Pesquisas com questionarios fechados e/ou abertos, entrevistas individuais ou coletivas (focus group ; "corpus" narrativas, historia de vida, palavras associadas, textos, bibliografias ... constituem a primeira etapa da "busca" organizada dos dados : introdução aos métodos de tratamento e análise de dados, (categorizar, classificar), como construir tabelas com entradas duplas ou múltiplas e sintetizar a informação recolhida e processada
A palavra chave seria « bricolar » no sentitido do Levi Strauss (La pensée sauvage) e « brincar com os dados com rigor« (Gollac /Bourdieu 2005)
|
Referências: |
-Ridha Ennafaa : conjuntos de Livros artigos e documentos metodologicos pessoais editados ou não (em lingua portuguesa/francesa), pesquisas internacionais/francesas/
Livros :
-Repensando a escola brasileira ( UNESCO 2007)
-Les étudiants étrangers en France, 2008,(OVE/DOC FRANCAISE) ;
-Devenir enseignant du Supérieur (2004)- (LHarmattan)
-Guide de lexploitation et danalyse des données de recensement denquête en matière de scolarisation (1999) CEPED/UEPA UNESCO
bibliografia2 a consultar em biblioteca ou no Web (webografia) no minimo 3-5 referências
-Alain Coulon (2009): A condição estudante A entrada na vida universitaria UFBA
-Alain Blanchet Anne Gotman (2006)-lEntretien-Armand Colin
-Cibois Philippe (2008) Methodes danalyse des données QSJ PUF / versão no site
-Francine Mazière (2010) Analyse du Discours QSJ PUF
-Novi Michel (1998), Pourcentages et Statistiques QSJ PUF
-Sophie Duchesne, Florence Haegel (2005) lEntretien Collectif - Armand Colin
-Raymond Quivy Luc Van Campenhout (2008) , Manual de investigação em ciências sociais
-Howard S.Becker (2007) Segredos e Truques da Pesquisa ( Zahar edit)
-Bardin Laurence.(2002), Análise de Conteúdo
-Martin W. Bauer Georg Gaskell (2002)Pesquisa qualitativa Bauer, M. W., Gaskell, Soares & Allum, Nicholas C. Qualidade, Quantidade e Interesses do Conhecimento: Evitando Confusões. In: Bauer, Martin W. e Gaskell, Nicholas C. (org.). Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002
- J.C.dos Santos Filho, S.S.Gamboa (org) (1995) Pesquisa educacional : quantidade-qualidade
Artigos : (Scielo ; revues.org)
« La rigueur et la rigolade À propos de lusage des méthodes quantitatives par Pierre Bourdieu- Rencontres avec Pierre Bourdieu, sous la direction de Gérard Mauger, Éditions du Croquant, 2005- Michel Gollac*
Ana Paula Alves Ribeiro (2007): Escapando das armadilhas dos métodos- Escaping the traps of methods
Análise de Conteúdo e Análise do Discurso: aproximações e afastamentos na (re)construção de uma trajetória Décio Rocha Bruno Deusdará
|