Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 11 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (19.00.01)
Código: PPE0242
Nome: ABORDAGENS COMPLEMENTARES QUANTITATIVOS-QUALITATIVOS NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Apresentação e prática das principais ferramentas (software de microcomputadores) disponíveis para trabalhar com seus próprios materiais recolhidos a várias fontes para primeiros processamentos, análises secundárias dos dados, análises exploratórias e desenvolvimento de modelos para entender e relacionar as observações com objetivo de melhor entender os fenomenos observados e estudados. Pesquisas com questionarios fechados e/ou abertos, entrevistas individuais ou coletivas (focus group ; "corpus" narrativas, historia de vida, palavras associadas, textos, bibliografias ... constituem a primeira etapa da "busca" organizada dos dados : introdução aos métodos de tratamento e análise de dados, (categorizar, classificar), como construir tabelas com entradas duplas ou múltiplas e sintetizar a informação recolhida e processada A palavra chave seria –« bricolar » no sentitido do Levi Strauss (La pensée sauvage) e « brincar com os dados com rigor« (Gollac /Bourdieu 2005)
Referências: -Ridha Ennafaa : conjuntos de Livros artigos e documentos metodologicos pessoais editados ou não (em lingua portuguesa/francesa), pesquisas internacionais/francesas/ Livros : -Repensando a escola brasileira ( UNESCO 2007) -Les étudiants étrangers en France, 2008,(OVE/DOC FRANCAISE) ; -Devenir enseignant du Supérieur (2004)- (L’Harmattan) -Guide de l’exploitation et d’analyse des données de recensement d’enquête en matière de scolarisation (1999) CEPED/UEPA UNESCO bibliografia2 – a consultar em biblioteca ou no Web (webografia) no minimo 3-5 referências -Alain Coulon (2009): A condição estudante A entrada na vida universitaria UFBA -Alain Blanchet Anne Gotman (2006)-l’Entretien-Armand Colin -Cibois Philippe (2008) Methodes d’analyse des données QSJ PUF / versão no site -Francine Mazière (2010) Analyse du Discours QSJ PUF -Novi Michel (1998), Pourcentages et Statistiques QSJ PUF -Sophie Duchesne, Florence Haegel (2005) – l’Entretien Collectif - Armand Colin -Raymond Quivy Luc Van Campenhout (2008) , Manual de investigação em ciências sociais -Howard S.Becker (2007) Segredos e Truques da Pesquisa ( Zahar edit) -Bardin Laurence.(2002), Análise de Conteúdo -Martin W. Bauer Georg Gaskell (2002)Pesquisa qualitativa Bauer, M. W., Gaskell, Soares & Allum, Nicholas C. Qualidade, Quantidade e Interesses do Conhecimento: Evitando Confusões. In: Bauer, Martin W. e Gaskell, Nicholas C. (org.). Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002 - J.C.dos Santos Filho, S.S.Gamboa (org) (1995) Pesquisa educacional : quantidade-qualidade Artigos : (Scielo ; revues.org) « La rigueur et la rigolade À propos de l’usage des méthodes quantitatives par Pierre Bourdieu- Rencontres avec Pierre Bourdieu, sous la direction de Gérard Mauger, Éditions du Croquant, 2005- Michel Gollac* Ana Paula Alves Ribeiro (2007): Escapando das armadilhas dos métodos- Escaping the traps of methods Análise de Conteúdo e Análise do Discurso: aproximações e afastamentos na (re)construção de uma trajetória Décio Rocha Bruno Deusdará

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao v4.12.21