Referências: |
CHARTIER, Anne-Marie; CLESSE, Christiane; HÉBRARD, Jean. (Orgs.). Ler e Escrever: entrando no mundo da escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
COLOMER, Teresa; CAMPOS, Anna. Ensinar a ler, ensinar a compreender. Porto Alegre: ArtMed, 2002.
COOK-GUMPERZ, Jenny & Col. A construção social da alfabetização. 2@ ed. Porto Alegre: ArtMed, 2008.
DIONÍSIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora. (Orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. 5@ ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.
Dossiê Letramento. Educação e Sociedade: Revista de Ciência da Educação. Centro de Estudos Educação e Sociedade. V. 1. No. 1. São Paulo: Cortez, Campinas, CEDES, 1978.
FERREIRO, Emilia. A cultura escrita na Primeira Infância. In: FERREIRO, Emilia. Cultura escrita e educação: conversas de Emilia Ferreiro com José Antonio Castorina, Daniel Goldin e Rosa María Torres. Porto Alegre: ArTmed, 2001, p.146-152.
FERREIRO, Emilia. A escrita... antes das letras. In: SINCLAIR, Hermine (Org.). A Produção de Notações na Criança: linguagem, números, ritmos e melodias. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1990, p.19-70. (Coleção Educação Contemporânea).
FERREIRO, Emilia. Alfabetização em Processo. 3a.ed. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1987. (Coleção Educação Contemporânea).
FERREIRO, Emilia. Com Todas as Letras. São Paulo: Cortez, 1992.
FERREIRO, Emilia. Desenvolvimento da Alfabetização: psicogênese. In: GOODMAN, Yetta M. (Org.). Como as Crianças Constroem a Leitura e a Escrita: perspectivas piagetianas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995, p.22-35.
FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre Alfabetização. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1985. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo, 17).
FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 3ª ed. São Paulo: Autores Associados / Cortez, 1983. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo, 4).
GOODMAN, Yetta M. (Org.). Como as Crianças Constroem a Leitura e a Escrita: perspectivas piagetianas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
KLEIMAN, Ângela B. (Org.). Os significados do Letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado das Letras, 1995. (Coleção Letramento, Educação e Sociedade). 6@ reimpressão: 2003.
MORAIS, Artur Gomes de; ALBUQUERQUE, Eliana Borges C. de; LEAL, Telma Ferraz. (Orgs.). Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
OLIVEIRA, Maria do Socorro; KLEIMAN, Ângela B. (Orgs.). Letramentos múltiplos: agentes, práticas, representações. Natal: EDUFRN, 2008.
ROCHA, Gladys; COSTA VAL, Maria da Graça. (Orgs.). Reflexões sobre Práticas Escolares de Produção de Texto: o sujeito-autor. Belo Horizonte: Autêntica/CEALE/FaE/UFMG, 2005.
ROJO, Roxane (Org.). Alfabetização e Letramento: perspectivas linguísticas. Campinas: Mercado das Letras, 1998. (Coleção Letramento, Educação e Sociedade). 1@ reimpressão: 2002.
SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Márcia. (Orgs.). Alfabetização e letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Contexto, 2003.
SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação. Campinas: Editora Autores Associados, nº 25, p. 5-17, jan./abr. 2004. (Publicação quadrimestral da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd).
TEBEROSKY, Ana; COLOMER, Teresa. Aprender a Ler e a Escrever: uma proposta construtivista. Porto Alegre: Artmed, 2002.
DISSERTAÇÕES A SEREM ESTUDADAS:
OLIVEIRA, Tânia Maria Fernandes de. Avaliar na Alfabetização: uma reflexão sobre as dificuldades docentes. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. Natal: UFRN, 2006.
PAIVA, Maria Cristina Leandro de. Formadores de Professores Alfabetizadores: Saberes Docentes em construção. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. Natal: UFRN, 2004.
ROSADO, Cristine Tinoco da Cunha Lima. Educação Escolar para Crianças: o que dizem sujeitos deste Direito? Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. Natal: UFRN, 2010.
SILVA, Luciliana de Oliveira Barros da. Saberes Docentes, Alfabetização, Respeito à Infância: a criança de 6 anos no Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. Natal: UFRN, 2010.
TESES A SEREM ESTUDADAS:
ARAÚJO, Jacyene Melo de Oliveira. A formação do Professor Alfabetizador em cursos de Pedagogia: contribuições e lacunas teórico-práticas. Tese. (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. Natal: UFRN, 2008.
GUSMÃO, Maria Aparecida Pacheco. Uma ação reflexiva sobre o processo de (re)escrita de textos: A Prática Pedagógica da Professora Maria. Tese. (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. Natal: UFRN, 2010.
MENEZES, Priscilla Karla Silveira. Ensinar/Aprender Ortografia: uma experiência na Formação de Professores. Tese. (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. Natal: UFRN, 2008.
VIEIRA, Giane Bezerra. Alfabetizar Letrando: investigação-ação fundada nas necessidades de formação docente. Tese. (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. Natal: UFRN, 2010.
|