Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 20 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA (15.98)
Código: PSC0025
Nome: ENVELHECIMENTO E SAÚDE
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: História da velhice e contextualização da pessoa idosa na contemporaneidade. Aspectos demográficos do envelhecimento em nível nacional, regional e local. Epidemiologia do envelhecimento. Aspectos legais relacionados à pessoa idosa. Políticas de saúde da pessoa idosa. Senescência e senilidade e o cuidado em saúde da pessoa idosa. A promoção da saúde de uma população que envelhece. As demandas no campo da saúde e o envelhecimento humano.
Referências: BÁSICAS: Bosi E. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 18ª. São Paulo, SP: Companhia das Letras; 2015. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Orientações técnicas para a implementação de Linha de Cuidado para Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa no Sistema Único de Saúde – SUS. Brasília: Ministério da Saúde; 2018. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/linha_cuidado_atencao_pessoa_idosa.pdf. Acesso em: 30 jan. 2020. Lima KC. Educação em Saúde para o envelhecimento ativo. In: Nacif PGS, Queiroz AC, Gomes LM, Rocha RG, organização. Coletânea de textos CONFINTEA Brasil+6: tema central e oficinas temáticas. Brasília:MEC;2016.p.252-8. Disponível em: http://confinteabrasilmais6.mec.gov.br/images/documentos/coletanea_textos.pdf. Acesso em: 30 jan. 2020. Veras R. Linha de cuidado para o idoso: detalhando o modelo. Rev Bras Geriatr Gerontol 2016; 19(6): 905, 2016. COMPLEMENTARES: Dallepiane LB. Envelhecimento humano: campo de saberes e práticas em Saúde Coletiva. Ijuí: Ed. Unijuí; 2009, 312p. Dátilo GMPA, Cordeiro AP, organizadores. Envelhecimento humano : diferentes olhares. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica; 2015. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Publicacoes/envelhecimento-humano_ebook.pdf. Acesso em 30 jan. 2020. Minayo MCS, Coimbra Jr CEA. Antropologia, envelhecimento e saúde. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2002. 209 p. ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS Aulas expositivas dialogadas, leituras e discussão de textos em sala de aula e fora dela, mesas redondas, “talk shows” e produção de um texto/apresentação relativo a uma das demandas discutidas em sala de aula.

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