Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 21 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA (15.98)
Código: PSC0007
Nome: INTRODUÇÃO À METODOLOGIA DA PESQUISA
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Natureza do conhecimento científico. Verdade científica e o senso comum. Objetividade e o mito da neutralidade. Ética na pesquisa em saúde. Bases do método científico: indução, dedução, análise, síntese, teoria, paradigma. Projeto de pesquisa. Tipos de pesquisa em saúde. Tema, problema e objetivos da pesquisa. Estratégias operacionais da pesquisa: as fontes de dados, os instrumentos de coleta de dados, o momento da análise.
Referências: BÁSICAS: BARROS M. Altmetrics: métricas alternativas de impacto científico com base em redes sociais. Perspectivas em Ciência da Informação 2015;20(2):19-37. BORGES MC, DALBÉRIO O. Aspectos metodológicos e filosóficos que orientam as pesquisas em educação. Revista Iberoamericana de Educación 2007 ; n. (43); 2007. HERNÁNDES-SAMPIERI R, FERNÁNDEZ-COLLADO C, BAPTISTA-LUCIO, MP. Metodologia da Pesquisa, 5ª Edição, Porto Alegre: Penso, 2013. MORIN E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; 2016. 118p. SOUZA E L et al (Orgs). Metodologia da Pesquisa: aplicabilidade em trabalhos científicos na área da saúde. Natal: Edufrn; 2012. 195 p. COMPLEMENTARES: AMORIM KPC. Ética em pesquisa na saúde no sistema CEP-CONEP brasileiro: reflexões necessárias. Ciência & Saúde Coletiva, vol 24, n. 03. 2019 BARROS AJS, LEHFELD NA. Fundamentos de metodologia científica: um guia para a iniciação científica. São Paulo: Makron; 2000. 122 P. DEMO P. Avaliação qualitativa. São Paulo: Cortez, 1991. DEMO P. Pesquisa e construção de conhecimento. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1996. PONTES CAA, MENESES FILHO A, COSTA AM. O processo criativo e a tessitura de projetos acadêmicos de pesquisa. Interface - Comunic, Saúde, Educ 2005;9(17):439-50.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao v4.12.22