Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Unidade Responsável: |
ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAÍ (11.22) |
Curso: |
ENGENHARIA AGRONÔMICA/EAJ - MACAÍBA - BACHARELADO |
Código: |
AGR0302 |
Nome: |
ESTATISTICA GERAL |
Carga Horária Teórica: |
45 h. |
Carga Horária Prática: |
15 h. |
Carga Horária de Ead: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
60 h. |
Pré-Requisitos: |
( AGR0347 )
|
Co-Requisitos: |
|
Equivalências: |
|
Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Sim |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
Necessita de Orientador: |
Não |
Possui Subturmas: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Quantidade de Avaliações: |
3 |
Ementa/Descrição: |
1. A importância da disciplina para o Curso de Engenharia Agronômica. 2. Noções Básicas de Probabilidade: Fenômenos determinísticos e estocásticos. Observando a freqüência de fenômenos: Conceito de probabilidade. Exemplo de um modelo probabilístico aplicado às Ciências Florestais. Axiomas básicos de probabilidade. Propriedades do cálculo de probabilidades. Independência de eventos e a classificação de fenômenos; probabilidade condicional e regra de Bayes. Conceito de variável aleatória e tipos de variáveis aleatórias. 3. Variáveis Aleatórias Discretas. Representação empírica de freqüências: tabelas e histogramas. Representação formal de distribuições: funções de probabilidade. Ocorrências vs. Não-ocorrência de eventos: A distribuição Binomial. A quantificação de fenômenos através de contagens: A distribuição de Poisson. 4. Variáveis Aleatórias Contínuas. 5. Estudo de variáveis através de Amostras: Conceito de população e amostra. Medidas de localização: média, moda, mediana e quantis. Medidas de escala ou variação: variância, desvio padrão, coeficiente de variação, amplitude de variação, distância interquartílica. Ajuste de dados a distribuições: Estimando os parâmetros das distribuições. Teste de Qui-Quadrado. |
|
|
|
|
|