Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 02 de Junho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA (15.86)
Código: FST2025
Nome: TÓPICOS EM FISIOTERAPIA NEUROLÓGICA
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Abordar sobre os protocolos da avaliação fisioterapêutica neurológica, avaliando modelos de investigação científica. Discutir à respeito do diagnóstico fisioterapêutico nas patologias do sistema nervoso. Abordar a intervenção fisioterapêutica (tipos de prática, quantidade, número de repetição, duração, teorias de aprendizagem motora, processos cognitivos, feedback) nas sequelas decorrentes das lesões do sistema nervoso.
Referências: Carr J.H., Shepherd R.B. Programa de Reaprendizagem motora para o hemiplégico adulto. São Paulo: Ed. Manole, 1988. Cohen H. Neurosciências para fisioterapeutas. Ed. manole, São Paulo, 2001. Edwards S. Fisioterapia neurológica: uma abordagem centrada na resolução de problemas. 1ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999. Kandel E.R., Schwartz J.H., Jessell T.M. Fundamentos da neurosciência e comportamento. 1a ed. Ed. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 1997. Latash M.L. Neurophysiological basis of movement. Human kinetics, Champaign, 1998. Magill R.A. Aprendizagem motora: conceitos e aplicações. São Paulo: Edgard Blucher, 2000. O’Sullivan S.B., Schmitz T.J. (2004). Fisioterapia: Avaliação e Tratamento. São Paulo: Ed Manole. Schmidt R.A. Motor control and learning: a behavioral emphasis. 2.ed. Champaign, Human Kinetics, 1998. Stokes M. Neurologia para fisioterapeutas. São Paulo: Editorial Premier, 2000. Tani G. Variabilidade e programação motora. In A.C. Amadio & V.J. Barbanti (Orgs.), A biodinâmica do movimento humano e suas relações interdisciplinares. São Paulo: Ed. Estação Liberdade, p.245-260, 2000. Tani G., Freudenheim A.M., Meira Júnior C.M. et al. Aprendizagem motora: tendências, perspectivas e aplicações. Rev. Paul. Educ. Fís. v.18, p.55-72, ago.2004. Umpred D.A. Fisioterapia Neurológica . São Paulo: Ed. Manole, 1997. Winter D.A. Biomechanics and Motor Control of human movement. John Wilwey & Sons Inc., Chichester, 1990. Winstein, C.J., Merians, A.S., & Sullivan, K.J. (1999). Motor learning after unilateral brain damage. Neuropsychologia, 37, 975-987. Page, M., Wilson, B. A, Shiel, A., Carter, G., & Norris, D. (2006). What is the locus of the errorless-learning advantage? Neuropsychologia, 4, 90–100. Badets, A., & Blandin, Y. (2004). The role of knowledge of results frequency in learning through observation. Journal of Motor Behavior, 36, (1): 62-70. Badets, A., & Blandin, Y. (2005). Observational learning: Effects of bandwidth knowledge of results. Journal of Motor Behavior, 37, (3): 211-216. Badets, A.; Blandin, Y.; Wright, D.L.; Shea, C.H. (2006). Error detection processes during observational learning. Res Q Exerc Sport. Jun; 77(2): 177-84. Carr, J.H. & Sherpherd, B.R. (2003). Ciência do Movimento: Fundamentos para a Fisioterapia na Reabilitação. 2. ed. Manole. Barueri, SP. Carr, J.H. & Sherpherd, B.R. (2006). The changing face of neurological rehabilitation. Rev bras fisioter. Vol. 10, No. 2: 147-156. Chiviacowsky, S.; Tani, G. (1997) Efeitos da frequencia de conhecimento de resultados na aprendizagem de diferentes programas motores generalizados. Rev. Paul. Educ. Fis., São Paulo, 11 (1): 15-26. Ladewig, I. (2000). A importância de atenção na aprendizagem de habilidades motoras. Revista Paulista de Educação Física, suppl 3, 62-71. Petrosini L, Graziano A, Mandolesi L, Neri P, Molinari M, Leggio MG. Watch How to Do It! New Advances in Learning by Observation. Brain Research Reviews 2003; 42:252-264. Weeks DL, Anderson LP. The Interaction of Observational Learning with Overt Practice: Effects on Motor Skill Learning. Acta Psychologica 2000; 104:259-271. Chiviacowsky S, Wulf G. Self-Controlled Feedback: Does It Enhance Learning Because Performers Get Feedback When They Need It? Res Quart Exerc Sport 2002; 73:408-415. Buccino G, Binkofski F, Riggio L. The Mirror Neuron System and Action Recognition. Brain and Language 2004; 89:370-376. Mattar AA, Gribble PL. Motor Learning by Observing. Neuron 2005; 46:153–160. Stefan K, Cohen LG, Duque J, Mazzocchio R, Celnik P, Sawaki L, Ungerleider L, Classen J. Formation of a Motor Memory by Action Observation. J Neurosci. 2005; 25:9339 –9346. Celnik P, Webster B, Glasser DM, Cohen LG. Effects of Action Observation on Physical Training after Stroke. Stroke 2008; 39:1814-1820. McNevin NH, Wulf G, Carlson C. Effects of Attentional Focus, Self-Control, and Dyad Training on Motor Learning: Implications for a Physical Rehabilitation. Physical therapy 2000; 80(4):373-385. Brucki SMD, Nitrini R, Caramelli P, Bertolucci PHF, Okamoto OH. Sugestões para Uso do Mini Exame do Estado Mental no Brasil. Arq Neuropsiquiatr 2003; 61(3-B):777-781. Riberto M, Miyazaki MH, Jucá SSH, Sakamoto H, Pinto PPN, Battistella LR. Validação da Versão Brasileira da Medida de Independência Funcional. Acta Fisiatr 2004; 11(2):72-76. Caneda MAG, Fernandes JG, Almeida AG, Mugnol FE. Confiabilidade de Escalas de Comprometimento Neurológico em Pacientes com Acidente Vascular Cerebral. Arq Neuropsiquiatr 2006; 64(3-A):690-697. Sawaki L, Wu CW, Kaelin-Lang A, Cohen LG. Effects of Somatosensory Stimulation on Use-Dependent Plasticity in Chronic Stroke. Stroke 2006; 37:246 –247. Carpinella I, Mazzoleni P, Rabuffetti M, Thorsen R, Ferrarin M. Experimental Protocol for the Kinematic Analysis of the Hand: Definition and Repeatability. Gait Posture 2006; 23:445–454. Trombly CA, Wu C-Y. Effect of Rehabilitation Tasks on Organization of Movement Post Stroke. Am J Occup Ther 1999; 53:333-344.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao v4.12.24