Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 19 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA (13.26)
Código: PSI4004
Nome: COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição:
Referências: American Psychological Association. (2001). Publication Manual of the American Psychological Association (5a. ed.). Washington, DC: Author. (Versão em português da Quarta Edição: American Psychological Association. (2001). Manual de Publicação da American Psychological Association - 4a. edição. Porto Alegre: Artemed. Andrade, M. M. (2008). Como preparar trabalhos para cursos de pós-graduação (7a. ed.). São Paulo: Atlas. Barbosa, S. A., & Amaral, E. (1992). Redação: escrever é desvendar o mundo. Campinas: Papirus. Barrass, R. (1979). Os cientistas precisam escrever: guia de redação para cientistas, engenheiros e estudantes. São Paulo: T. A. Queiroz/ EDUSP. Black, T. R. (1993). Evaluating social science research, an introduction. Londres: Sage. Booth, V. (1994). Communicating in Science. (2a. ed.). Cambridge: Cambridge University Press. Briscoe, M. H. (1996). Preparing scientific illustrations (2a. ed.). San Francisco: Springer. Butcher, J. (1992). Copy-editing: the Cambridge handbook. Cambridge: Cambridge University Press. Day, R. A. , Gastel, B. (2006). How to write and publish a scientific paper. (6a. ed.). Westport: Greenwood. Eco, U. (2005). Como se faz uma tese. (20a. ed.). São Paulo: Perspectiva. Feitosa, V. C. (1995). Redação de textos científicos. Campinas: Papirus. Folha de São Paulo. (2007). Manual geral da redação. (17a. ed.). São Paulo: Autor. Gil, A. C. (1995). Como elaborar projetos de pesquisa (3a. ed.). São Paulo: Atlas. Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (n. d.). Citações no Texto e Notas de Rodapé (ABNT); Citações no Texto e Notas de Rodapé (APA), Diretrizes para Elaboração de Dissertações e Teses; Normalização de Referências Bibliográficas (ABNT); Normalização de Referências Bibliográficas (APA). Disponível em http://www.ip.usp.br/biblioteca/pdf. Kotait, I. (1981). Editoração científica. São Paulo: Ática. Lindsay, D. (1996). A guide to scientific writing (2a. ed.). Melbourne: Longman. Martins, E. (1997). Manual de redação e estilo de O Estado de São Paulo (3a. ed.). São Paulo: Moderna. Martins, G. A. (2002). Manual para elaboração de monografias e dissertações (3a. ed.). São Paulo: Atlas. Meadows, A. J. (1999). A comunicação científica. Brasília: Briquet de Lemos. Medeiros, J. B. (2008). Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas (10a. ed.). São Paulo: Atlas. Rey, L. (1997). Planejar e redigir trabalhos científicos. (2a. ed.). São Paulo: Edgar Blücher. Sabadini, A. A. Z. P. , Koller, S. H., & Sampaio, M. I. (Orgs.) (prelo). Escrever e publicar em Psicologia. São Paulo: Casa do Psicólogo. Salomon, D. V. (2004). Como fazer uma monografia (11a. ed.). São Paulo: Martins Fontes. Salvador, A. D. (1982). Métodos e técnicas de pesquisa bibliográfica, elaboração e relatório de estudos científicos (10a. ed.). Porto Alegre: Sulina. Serafini, M. T. (1995). Como escrever textos. São Paulo: Globo. Severino, A. J. (2007). Metodologia do trabalho científico. (23a. ed.). São Paulo: Cortez. Sprent, P. (1996). Getting into print: A guide for scientists and technologists. London: E & FN Spon. Volpato, G. L. (2000). Ciência: da Filosofia à publicação (2a. ed.). Jaboticabal: FUNEP. Volpato, G. L. (2004). Dicas para redação científica: por que não somos citados? Botucatu: Tipomic. Yamamoto, O. H., & Pinheiro, J. Q. (2000). Instruções para apresentação de trabalhos de pós-graduação. (Texto provisório,disponível no Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN).

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