Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 16 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA (13.26)
Código: PSI4001
Nome: PLANEJAMENTO DE PESQUISA EM PSICOLOGIA
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição:
Referências: Alvaro, J. L. (1995). Perspectivas metodológicas en Psicologia Social. In J. L. Álvaro, Psicologia Social: perspectivas teóricas y metodológicas (p. 98- 115). Madrid: Siglo Veintiuno de España Edtores. Avilés, Alfredo García (2000). Introducción a la metodología de la investigación científica. México: Plaza y Valdes. Babbie, Earl. Métodos de Pesquisas de Survey. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999. Bauer, M. W., & Gaskell, G. (2003). Pesquisa qualitativa cm texto, imagem e som. Um manual prático. Petrópolis: Vozes. Bickman, L., & Rog, D. J. (Orgs.) (1998). Handbook of applied social research methods. Thousand Oaks: Sage. Bruyne, P., Herman, J., & Schoutheete, M. (1977). Introdução. Metodologia e prática da pesquisa em ciências sócias. In P. Bruyne, J. Herman & M. Schoutheete, Dinâmica da pesquisa em ciências sociais (p. 23-38). Rio de Janeiro: F. Alves. Campelo, Bernardete Santos, Cendón, Beatriz Valadares & Kremer, Jeannette Marguerite (org). Fontes de Informação para Pesquisadores e Profissionais. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2000. Campos, L. F. L. (2000). Métodos e técnicas de pesquisa em psicologia. Campinas, SP: Alínea. Carraher, D. W. (1983). Senso crítico. São Paulo, SP: Pioneira. Cháves, Víctor Manuel Martinez. Fundamentos Teóricos para el processo del diseño de un protocolo en investigación. México, Plaza y Valdes, 2000. Contandriopoulos, A-P., Champagner, F., Potvin, L., Denis, J-D, & Boyle, P. (1999). Saber preparar uma pesquisa. Definição, estrutura, financiamento. São Paulo - Rio de Janeiro: Hucitec - Abrasco. Dencker, A. F. M. & Viá, S. C. Pesquisa empírica em ciências humanas 2001 Futura Eco, H. (1977). Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva. Gil, A. C. (1999). Métodos e técnicas de pesquisa social (5a ed.). São Paulo: Atlas. Glória, J. (2002). Orientações metodológicas na Psicologia Social. In J. Vala & M. B. Monteiro (Eds.), Psicologia Social (p. 61-70). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Günther, H. (1999). Como elaborar um questionário: teoria e modelo de construção. In L. Pasquali (Org.), Instrumentos psicológicos: manual prático de elaboração (pp. 231-258). Brasília: LabPAM; IBAPP. Kerlinger, F. N. (1980). Problemas, hipóteses e variáveis. In F. N. Kerlinger, Metodologia da pesquisa em ciências sociais (p. 33-50). São Paulo: EPU. Ibañez, T., & Iñiguez, L. (1996). Aspectos metodológicos de la Psicología Social Aplicada. In J. L. Alvaro, A. Garrido & J. R. Torregrosa (Eds.), Psicología Social Aplicada (p. 57-84). Madrid: McGraw-Hill. Laville, C., & Dionne, J. (1999). A construção do saber. Porto Alegre: Artes Médicas. Lincoln, Y. & Guba, E. G. (2000). Paradigmatic controversies, contradictions, and emerging confluences. In N. K. Denzin & Y. S. Lincoln (Eds.), Handbook of Qualitative Research. Thousand Oaks, CA: Sage. Mayring, P. (2002). Planos de pesquisa qualitativa. In P. Mayring. Introdução à pesquisa qualitativa.Weinheim: Beltz. Meltzoff, J. (1998). Critical thinking about research: Psychology and related fields. Washington: American Psychological Association. Minayo, M. C. S. (2000). O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec; Rio de Janiero: Abrasco. Neuman, W. L. (2000). Social Research Methods: Qualitative and Quantitative Approaches. Needham Heights, MA: Allyn & Bacon. Pasquali, L. (1999). Instrumentos psicológicos: manual prático de elaboração (pp.37-72). Brasília: LabPAM; IBAPP. Quivy, R. & Campenhoudt, L. V. (1998). Manual de investigação em ciências sociais (2a ed.). Lisboa: Gradiva. Sarriá Arrufat, A., Guàrdia Olmos, J. & Freixa Blanxart, M. (1999). Conceptos Preliminares. In A. Sarriá Arrufat, J. Guàrdia Olmos & M. Freixa Blanxart, Introducción a la estadística en Psicología (pp. 5-22). Sato, L., & Souza, M. P. R. (2001). Contribuindo para desvelar a complexidade do cotidiano através da pesquisa etnográfica em Psicologia. Psicologia USP, 12(2). Turato, E. R. (2003). Tratado de metodologia da pesquisa clínico-qualitativa. Petrópolis: Vozes. Valles, M. S. (2007). Técnicas cualitativas de investigación social. Madrid: Editorial Síntesis. Documentação disponível no site do CEP (Comitê de Ética em Pesquisa), Artigos científicos diversos, teses e dissertações defendidas no Brasil.

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