Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 15 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS (13.28)
Código: ARC0009
Nome: ENCENAÇÃO E JOGO
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: ESTUDO TEÓRICO-PRÁTICO SOBRE ABORDAGENS METODOLÓGICAS DA ENCENAÇÃO CENTRADA NA NOÇÃO DE JOGO TEATRAL.
Referências: BOAL, Augusto. Jogos para atores e não atores. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1998. BORIE, Monique. Ensegnement et crétion, un même chemin. In: Lê Metteur en scène en pedagogue. Paris, Actes Sud/Théâtre Nacional de Chaillot, 1988. pp.127-133. BRECHT, Bertolt. Teatro completo de Bertolt Brecht. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1988-1995. BROOK, Peter. A porta aberta. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1999. COHEN, Renato. Work in progress na cena contemprânea, São Paulo, Perspectiva, 1998. DELGADO, Maria M. HERITAGE, Paul. (Orgs.) Diálogos no palco: 26 diretores falam de teatro. Rio de Janeiro, Livraria Francisco Alves, 1999. GROSJEAN, Bernard e LUBINE, Chantal. Coups de theater en classe entière, au college et au lycèe. CRDP, Academie de Créteil, 2004. KOUDELA, Ingrid Dormien. Texto e jogo. São Paulo, perspectiva, 1996. ____________________. Brecht, um jogo de aprendizagem. São Paulo, pespectiva/EDUSP, 1991. LAVANDIER, Yves. La dramartugia: los mecanismos Del relato: cine, ópera, radio, televisión, cómic. Ediciones Internacionales Universitarias, Madrid, 2003. LEHMANN, Hans Thies. Le tréâtre postdramatique. (tradução de Philippe Henri Ledru). Paris, L'Arché, 2002. LEMAHIEU, Daniel. Ateliers d escriture dramatique. Teatre; Public, mai-jun 1991, n. 99, pp. 22-58. MARTINS, Marcos Bulhões. Dramaturgia em jogo. Tese de doutorado. ECA, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. _______________________.Encenação em jogo. São Paulo, São Paulo, Hucitec, 2004. MARTINEZ CORRÊA, José Celso. Primeiro Ato: cadernos, depoimento, entrevista (1958-1974).(Seleção e notas de Ana Helena Camargo de Staal). São Paulo, Ed. 34, 1998. PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos. São Paulo, Perspectiva, 2003. PUPO, Maria Lúcia S. B. Entre o Mediterrâneo e o Atlântico, uma aventura teatral. São Paulo, Perspectiva, 2005. RYNGAERT, Jean Pierre. Ler o teatro contemporâneo. São Paulo, Martins Fontes, 1998. SANCHEZ, José A. Dramaturgias de la Imagen. Cuenca, Ediciones de la Universidad de Castilla-La Mancha, 2002. SARRAZAC, Jean-Pierre. Lexique du drame contemporain. 2004. SPOLIN, Viola. O jogo teatral no livro do diretor. 2 ed. São Paulo, Perspectiva, 2004. VINAVER, Michel. Écritures dramatiques. Paris, Actes Sud, 1993.

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