Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 02 de Junho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA (13.26)
Código: PSI2018
Nome: ESTADO E POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Análise das políticas sociais propostas pelo Estado no Brasil, com ênfase no período pós 64. Características e particularidades do sistema de proteção social, políticas setoriais específicas, impactos e implicações.
Referências: Abranches, S. H. (1985). Os despossuídos: crescimento e probreza no país do milagre. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Abranches, S. H. (Org.). (1989). Política social e combate à pobreza. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Cabral Neto, A. (1993). Notas sobre o Estado do Bem-Estar Social. Educação em Questão, 2, 19-51. Cabral Neto, A. (1996). Ampliação das oportunidades educacionais: realidade ou direito negado? Cadernos de Pesquisa, 99, 36-46. Covre, M. L. M. (Org.). (1986). A cidadania que não temos. São Paulo: Brasiliense. Draibe, S. M.. (1993). As políticas sociais e o neoliberalismo. Novos Estudos Cebrap, 17, 86-101. Draibe, S. M., & Aureliano, L. (1989). A especialidade do Welfare State brasileiro. In __ Reflexões sobre a natureza do bem-estar. Brasília: MPAS/CEPAL. Reis, F. W., & O’Donnell, G. (Orgs.). (1988). A democracia no Brasil: dilemas e perspectivas. São Paulo: Vértice. Sader, E., & Borón, A. (Orgs.). (1995). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. São Paulo: Paz e Terra. Santos, W. G. (1977). Cidadania e justiça: a política social na ordem brasileira. Rio de Janeiro: Campus. Vieira, E. A. (1983). Estado e miséria social no Brasil. São Paulo: Cortez. Yamamoto, O. H. (1993). Educação e direitos sociais: o legado da autocracia burguesa. Educação em Questão, 2, 92-123. Yamamoto, O. H. (1996). Neoliberalismo e políticas sociais: o impacto na Psicologia brasileira. Psicologia Revista, 2, 13-26.

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