Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 17 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA (13.26)
Código: PSI2015
Nome: PLANEJAMENTO DA PESQUISA CIENTÍFICA II
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Modalidades, características e exigências de trabalhos científicos; formas de comunicação escrita, oral e audiovisual. Especificidades da linguagem científica e as normas de publicação. Métodos e técnicas de investigação para coleta e análise de dados em pesquisa psicológica. A polêmica e/ou complementariedade dos enfoques quantitativos e qualitativos.
Referências: Módulo I - Referências Bibliográficas Bauer, H. H. (1992). Scientific literacy and the myth of the scientific method. Chicago: University of Illinois Press. BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Ética e Pesquisa (CONEP). Sistema Nacional de Informação sobre Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos (SISNEP). Manual de operação – Módulo do pesquisador. Brasília, 2006. BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. RESOLUÇÃO Nº 196, de 10 de outubro de 1996. Brasília, 1996. Eco, U. (1998) Como se faz uma tese. São Paulo, Editora Perspectiva. Goldreich, O. (2004) How to write a paper. Disponível em: http://www.wisdom.weizmann.ac.il/~oded/PS/re-writing.pdf (Último acesso em 03/09/2007) Machado, A., Lourenço, O., Silva, F.J. (2000) Facts, concepts, and theories: the shape of psychology’s epistemic triangle. Behavior and Philosophy, 28, 1- 40 (2000). Schulman, R.E. (2007) How to Write a Scientific Paper. Texto disponível em: http://members.verizon.net/~vze3fs8i/air/airpaper.html (Último acesso em 03/09/2007) Módulo II - American Psychological Association. (2001). Publication Manual of the American Psychological Association (5a. edição). Washington, DC: Author. (Versão em português da Quarta Edição: American Psychological Association. (2001). Manual de Publicação da American Psychological Association - 4a. edição. Porto Alegre: Artemed. Andrade, M. M. (1995). Como preparar trabalhos para cursos de pós-graduação. São Paulo: Atlas. Booth, V. (1994). Communicating in Science. (2a. edição). Cambridge: Cambrigde University Press. Briscoe, M. H. (1996). Preparing scientific illustrations (2nd. ed.). San Francisco: Springer. Butcher, J. (1992). Copy-editing: the Cambridge handbook. Cambridge: Cambridge University Press. Coordenadoria Geral de Bilbiotecas e Editora UNESP. (1994). Normas para publicações da UNESP. (Vol. 2). São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista. Cunha, C., & Cintra, L. (1985). Nova gramática do português contemporâneo. (2a. edição). Rio de Janeiro: Nova Fronteira. Day, R. A. (1993). How to write and publish a scientific paper. (3a. edição). Cambridge: Cambrigde University Press. Eco, U. (1996). Como se faz uma tese. (14a. edição). São Paulo: Perspectiva. Folha de São Paulo. (1987). Manual geral da redação. (2a. edição). São Paulo: Autor. Gil, A. C. (1995). Como elaborar projetos de pesquisa (3a. edição). São Paulo: Atlas. Gobbes, A., Alves, F., Medeiros, J. B., & Lima, L. (1994). Manual de redação Atlas. São Paulo: Atlas. Granja, E. C., Kremer, O. S., & Sabadini, A. A. Z. P. (Orgs.). (1997). Manual de orientação: Citações e notas de rodapé. (2a. edição). São Paulo: Instituto de Psicologia da USP-Serviço de Biblioteca e Documentação. Granja, E. C., Kremer, O. S., & Sabadini, A. A. Z. P. (Orgs.). (1997). Manual de orientação: Normalização de referências bibliográficas. (3a. edição). São Paulo: Instituto de Psicologia da USP-Serviço de Biblioteca e Documentação. Lindsay, D. (1996). A guide to scientific writing (2nd. ed.). Melbourne: Longman. Kotait, I. (1981). Editoração cinetífica. São Paulo: Ática. Marconi, M. A., & Lakatos, E. M. (1982). Ténicas de Pesquisa. São Paulo: Atlas. Martins, E. (1997). Manual de redação e estilo de O Estado de São Paulo (3a. ed.). São Paulo: Moderna. Martins, G. A. (1994). Manual para elaboração de monografias e dissertações. São Paulo: Atlas. Meadows, A. J. (1999). A comunicação científica. Brasília: Briquet de Lemos. Medeiros, J. B. (1991). Redação científica. São Paulo: Atlas. Rey, L. (1997). Planejar e redigir trabalhos científicos. (2a. edição). São Paulo: Edgar Blücher. Salomão, D. V. (1999). Como fazer uma monografia (9ª ed.). São Paulo: Martins Fontes. Sacconi, L. A. (1989). Não erre mais! (11a. edição). São Paulo: Ática. Severino, A. J. (1996). Metodologia do trabalho científico. (20a. edição). São Paulo: Cortez. Yamamoto, O. H., & Pinheiro, J. Q. (2000). Instruções para apresentação de trabalhos de pós-graduação. (Texto provisório, disponível no Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN). Observações: Bibliografias específicas poderão ser introduzidas ao longo da disciplina, de acordo com a conveniência.

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