Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 01 de Junho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA (13.26)
Código: PSI2012
Nome: CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM PSICOLOGIA
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações:
Ementa/Descrição: Visão das tendencias correntes e perspectivas teóricas emergentes em psicologia, incluindo problemas éticos, epistemológicos e metodológicos
Referências: ABRÃO, B. S. História da Filosofia. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1999. ALVES-MAZZOTTI, A. J. e GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1998. ANDERY, M. A. P. A. et al. Para compreender a Ciência: uma perspectiva histórica. Rio de Janeiro: Garamond; São Paulo: EDUC, 2003. BARRETO, T. V. Positivismo versus Teoria Crítica em torno do debate entre Karl Popper e Theodor Adorno acerca do método das ciências sociais. Mal-estar e Subjetividade, v. V, n.1, pp. 361-381, Fortaleza, 2005. BRONOWSKI, J. e MAZLISCH, B. A tradição intelectual do Ocidente. Lisboa: Edições 70, 1960. DEMO, P. Pesquisa qualitativa: busca de equilíbrio entre forma e conteúdo. Rev. Latino-Americana de Enfermagem, v.6, n.2, Ribeirão Preto, 1998. FERREIRA, R. F.; CALVOSO, G. G. & GONZALES, C. B. L. Caminhos da pesquisa e a contemporaneidade. Psicologia: Reflexão e Crítica, v.15, n.2, pp. 243-250, Porto Alegre, 2002. FIGUEIREDO, L. C. M. e SANTI, P. L. R. de. Psicologia: uma (nova) introdução; uma visão histórica da psicologia como ciência. São Paulo: EDUC, 2006. GUNTHER, H. Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: esta é a questão? Psic.: Teor. e Pesq., v.22, n.2, pp. 201-210, Brasília, 2006. HAMLYN, D. W. Uma história da Filosofia Ocidental. Rio de Janeiro: Zahar, 1990. IORIO, A. L. Psicopatologia e pós-estruturalismo: convivendo com novas problemáticas. Mal-estar e Subjetividade, v.V, n.1, pp. 361-381, Fortaleza, 2005. JACOBINA, R. R. O paradigma da epistemologia histórica: a contribuição de Thomas Kuhn. História, Ciências, Saúde - Manguinhos, VI(3), pp. 609-630, Rio de Janeiro, 1999/2000. JAEGER, W. Paidéia: a formação do homem grego. São Paulo: Martins Fontes, 1986. JAPIASSU, H. Nascimento e morte das ciências humanas. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982. JAPIASSU, H. Introdução à epistemologia da Psicologia. Rio de Janeiro: Imago, 1977. MACHADO, R. C. M. Nietzsche e a verdade. Rio de Janeiro:Rocco, 1984. PATY, M. Inteligibilidade racional e historicidade. Estudos Avançados, v. 19, n.54, São Paulo, 2005. PIRES, M. F. C. O materialismo histórico-dialético e a educação. Interface – Comnicação, Saúde, Educação, v.1, n.1, pp. 83-94, São Paulo, 1997. PRIGOGINE, I. & STENGERS, I. A nova aliança. Brasília: UnB, 1991. ROVALETTI, M. L. La evaluación ética em lãs ciências humanas y sociales. La investigación cientifica: entre la libertad y la responsabilidad. Anais do III SIPEQ & V EFAE, São Paulo, 2007. ROVIGHI, S. V. História da Filosofia Contemporânea: do século XIX à neoescolástica. São Paulo: Loyola, 1999. SEVERINO, A. J. O universal, o singular e a historicidade na pesquisa do cotidiano. Anais do III SIPEQ & V EFAE, São Paulo, 2007. SOUZA, M. L. de; GOMES, W. B. Evidência e interpretação em pesquisa: as relações entre qualidade e quantidades. Psicol. em Estud., v.8, n.2, pp. 83-92, Maringá, 2003. TURATO, E. R. Métodos qualitativos e quantitativos na área da saúde: definições, diferenças e seus objetos de pesquisa. Revista de Saúde Pública, v.39, n.3, São Paulo, 2005. VERGEZ, A. e HUISMAN, D. História dos filósofos ilustrada pelos textos. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1982. VICENTINI, M. R. O critério de desempenho: do behaviorismo ao funcionalismo. Maringá: Acta Scientiarum, 23(1), pp. 223-230, 2001. ZUBEN, N. A. As investigações científicas: reflexões bioéticas. Anais do III SIPEQ & V EFAE, São Paulo, 2007.

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