Ementa/Descrição: |
A CIÊNCIA É UM TIPO PARTICULAR DE CONHECIMENTO QUE SE PAUTA POR UM MÉTODO ESPECÍFICO E POR REGRAS, CRITÉRIOS E FORMA DE ORGANIZAÇÃO DAS IDÉIAS QUE LHES SÃO PRÓPRIAS, E QUE VARIAM NO DECORRER DE SUA HISTÓRIA. NASCIDA NO SÉCULO XVII ( I. STENGERS; B. LATOUR; I. PRIGOGINE) A CIÊNCIA MODERNA VAI, DESDE O SÉCULO XVI SE SEPARANDO DE OUTROS MODOS DE CONHECER, DENTRE ELES OS SABERES MILENARES DAS POPULAÇÕES TRADICIONAIS. ASSIM, AO LADO DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS, NUMEROSAS POPULAÇÕES RURAIS TÊM, AO LONGO DAS SUAS HISTÓRIAS, DESENVOLVIDO E SISTEMATIZADO UM CORPUS DE SABERES (MÚLTIPLOS E DIVERSOS) QUE LHES PERMITEM RESPONDER, A SUA MANEIRA, A PROBLEMAS DE ORDEM MATERIAL ( TÉCNICAS DE PLANTIO E PESCA, CURA DAS DOENÇAS...) TANTO QUANTO TEM CONSTRUÍDO UMA RICA COSMOLOGIA DE CONHECIMENTOS SIMBÓLICOS E MÍTICOS SOBRE FENÔMENOS NATURAIS E IMAGINAIS. APESAR DE TER POR BASE AS MESMAS APTIDÕES PARA CONHECER E PRODUZIR CONHECIMENTO HIPÓTESE DA UNIDADE DA CONDIÇÃO HUMANA - ESSAS DUAS FORMAS DE ARTICULAÇÃO DO PENSAMENTO EXPRESSAM DUAS ESTRATÉGIAS COGNITIVAS. PARA LÉVI-STRAUSS, UMA MAIS PRÓXIMA DA LÓGICA DO SENSÍVEL, OUTRA MAIS AFASTADA DELA. COMPREENDER OS ITINERÁRIOS DE CONSTRUÇÃO DOS SABERES DA TRADIÇÃO, SUA FORMA DE ORGANIZAÇÃO, TANTO QUANTO REFLETIR A RESPEITO DE OPERADORES DO PENSAMENTO CAPAZES DE FAZER DIALOGAR CIÊNCIA E TRADIÇÃO, SÃO OBJETIVOS DO CURSO. |