Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 29 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (19.00.01)
Código: PPE0450
Nome: ATELIÊ DE PESQUISA: ABORDAGENS METODOLÓGICAS NO ESTUDO DA CORPOREIDADE
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações:
Ementa/Descrição: ESTUDA O FENÔMENO DA CORPOREIDADE NO CONTEXTO DA PEDAGOGIA VIVENCIAL HUMANESCENTE ATRAVÉS DE ALGUMAS ABORDAGENS METODOLÓGICAS ESPECÍFICAS: AUTOBIOGRAFIA, ETNOGRAFIA, FENOMENOLOGIA E ETNOFENOMENOLOGIA. ESSAS ABORDAGENS DE PESQUISA ESTÃO SENDO DESENVOLVIDAS A PARTIR DE UMA CONCEPÇÃO FENOMENOLÓGICA DO SER HUMANO QUE RECONHECE A CORPOREIDADE COMO UM SISTEMA ENERGÉTICO DE MEDIAÇÃO ENTRE O MENTAL E O CORPORAL, ENVOLVENDO EMOÇÕES E SENTIMENTOS, CONFIGURANDO ASSIM UMA REALIDADE TRANSCORPORAL DE INVESTIGAÇÃO. A LUDICIDADE, A CRIATIVIDADE E A SENSIBILIDADE SÃO OS PRESSUPOSTOS VIVENCIAIS FUNDAMENTAIS UTILIZADOS PARA ARTICULAR A PERSPECTIVA DO SABER PENSAR HUMANESCENTE NA EDUCAÇÃO.
Referências:

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao v4.12.24