Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 11 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (19.00.01)
Código: PPE0138
Nome: SEMINÁRIO - PESQUISA EDUCACIONAL E QUALITATIVA: TEORIAS E ABORDAGENS
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Revisão crítica das teorias e abordagens adotadas na pesquisa educacional qualitativa: rigor, criatividade, pertinência, validade e usos. Noções gerais sobre a teoria e prática da pesquisa nas ciências sociais e na educação: positivismo, neopositivismo, marxismo, estruturalismo, pós-estruturalismo, naturalismo, construtivismo, feminismo, multiculturalismo, etc. Dimensões da pesquisa qualitativa: o planejamento, o trabalho de campo, a análise e a interpretação, a redação e seus estilos. A prática e os usos da pesquisa em educação: a) a interação entre o pesquisador educacional e o meio escolar – a investigação e a intersubjetividade; b) os procedimentos e os resultados da pesquisa em educação: interpretação, compreensão e mudanças educacionais. Questões éticas, limites e paradoxos da pesquisa educacional: a condição do pesquisador, os efeitos sobre o conhecimento estabelecido, as perspectivas do sujeito, os produtos de pesquisa e seus significados.
Referências:

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao v4.12.21