Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 14 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA (12.14)
Código: ECM0300
Nome: DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E DA MATEMÁTICA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A disciplina procura oferecer elementos teórico-práticos, enquanto referências relativas à atual Didática das Ciências, para contribuir com a reflexão da Prática na sala de aula. Seu objetivo de estudo é o conhecimento científico e suas relações com outros tipos de saberes, bem como os modelos científicos. Tendências no ensino de Ciências: fundamentos filosóficos e epistemológicos. As tendências construtivistas e os modelos de aprendizagem. O trabalho experimental no ensino de Ciências: a solução de problemas; a formação de conceitos científicos e a formação de atividades face às Ciências: a metacognição; análise e reflexões de experiências prática dos professores.
Referências: CAMPOS, M. C. (org.) Didática das Ciências: o ensino-aprendizagem como investigação. São Paulo, FTD, 1999. CHEVELLARD, Yves. Estudar Matemática: o elo perdido entre ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: ArtMed, 2001. GÓMEZ MOLINÉ, MARGARITA; SANMARTI PUIG NEWS. La didáctica de las Ciencias: una necesidad. Educación Química. 7(3).Versión Eletrónica. LENGRUBER, S. M. Um panorama de Educação em Ciências. Educação em Foco. Vol 5, nº 1. p. 13-28. Mar/set 2000. Libâneo, J. C. A Didática. São Paulo, Editora Cortez, 1991. LOPES, A. R. C. Reflexões sobre a epistemologia da disciplina escolar Ciências. Educação em Foco. v. 5, n 1, p. 55-64. Mar/Set 2000. MOREIRA, M. A.; GRECCA; I. Cambio conceptual: análisis crítico y propuesta a la luz de la teoría del aprendizaje significativa. Ciencia e Educação. v. 9, n 2, p. 301-315, 2003. NUNEZ, I. B. e PACHECO, G. O. La formación de conceptos científicos: una perspectiva desde la teoría de la actividad; Natal: EDUFRN, 1997. POZO, J. I.; GOMEZ CRESPO, Aprender y enseñar Ciencias. Madrid. Morata. 1998. VIGGIANI, M. A. (org). Pesquisa em educação matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999. WEISSMANN, H. (org.). Didática das ciências naturais: contribuição e reflexão. Porto Alegre, ARTMED, 1998. NUÑEZ, I. B.; RAMALHO, B. L. Fundamentos do Ensino-Aprendizagem das Ciências Naturais e da matemática: O Novo Ensino Médio.Porto Alegre: Sulinas.2004

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