Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 17 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA (12.14)
Código: ECM0200
Nome: FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E DA MATEMÁTICA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Reflexão sobre conhecimento, sua produção, acúmulo, aquisição e transmissão através de uma rápida visão histórica das principais correntes do pensamento filosófico, caracterizando a forma como foi vista a produção do conhecimento em cada uma delas e a discussão de suas implicações para o ensino de ciências naturais e matemática.
Referências: SEVERINO, Antônio Joaquim - Filosofia . São Paulo: Cortez, Col. Magistério, 1992 .CHALMERS, Alan F. - O que é ciência afinal? São Paulo: Brasiliense, 1993 .CHALMERS, Alan - A fabricação da Ciência. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1994 .BORGES, Maria Regina Rabello - Em debate: cientificidade e educação em ciências. Porto Alegre: SE/SECIRS, 1976. .Textos diversos da Coleção Os Pensadores - Abril e Nova Cultural .ARANHA, Maria Lúcia de Arruda e Martins, Maria Helena Pires - Filosofando , Introdução à Filosofia. Editora Moderna, 1998. .Volume 13, n 3 , Caderno Catarinense de Ensino de Física , 1996, dedicado às teorias de Khun, Popper, Lakatos, Feyerabend e Bachelard e suas implicações para o ensino de ciências BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: .BACHELARD, G. Epistemologia. Rio de Janeiro: Zahar, 1977 .FEYERABAND, P. - Contra o método. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1985 .KUHN, T. - A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1978. .LAKATOS, I. (org.) - A crítica e o desenvolvimento do conhecimento São Paulo: Cultrix, 1979 .POPPER, K. R. - A lógica da pesquisa Científica. São Paulo: Cultrix/EDUSP, 1975. .PORTOCARRERO, V. (Org.) - Filosofia, História e Sociologia das Ciências I: abordagens contemporâneas. Rio de janeiro: Fiocruz, 1994.

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