Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 24 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PATOLOGIA ORAL (15.60)
Código: DPO2108
Nome: SEMINÁRIO DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( PPCO1804 )
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Discussão e reflexão acerca de questões, teorias e métodos, relacionados diretamente com as pesquisas desenvolvidas nos núcleos de estudos e pesquisas do Programa da Pós-Graduação. Aprofundamento da análise de temas fundamentais para a formação teórico-metodológica em nível de doutorado, sob a responsabilidade dos professores investigadores. Apresentação e discussão sobre trabalhos de investigação, que deverão ser coordenados por professores do programa e, eventualmente, por professores convidados de outras instituições nacionais e estrangeiras. Atividade de acompanhamento do progresso do doutorando na elaboração do trabalho de conclusão do curso.
Referências: ARNAL, J. y otros. Investigación educativa: Fundamentos y metodologias. Barcelona: Labor, 1992. BEST, J.W. Cómo investigar en educación. Madrid: Morata, 1982. BISQUERRA, R. Métodos de investigación educativa. Guia practico. Barcelona: CEAC, 1989. CAMPBELL, D.; STANLEY, J. Diseños experimentales y cuasiesperimentales en la investigación social. Buenos Aires: Amorrotu, 1970. ECO, H. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 1985. FILHO, M.B. Introdução à pesquisa. São Paulo: Livros técnicos e científicos, 1980. GEWANDSZNAJDER, F. N. O que é método científico. São Paulo: Livraria Pioneira, 1989. GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1989. LEITE, J.A.A. Metodologia de elaboração de teses. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1978. MORAES, I.N.; NETTO, A.C. Metodização da pesquisa científica. São Paulo: EDIGRAF, 1970. REY, L. Planejar e redigir trabalhos científicos. São Paulo: Edgard Blucher, 1987. RICHARDSON, R.J. et al. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1985. RODRIGUES, A. A pesquisa experimental em psicologia e educação. Rio de Janeiro: Ao livro técnico, 1976. RUMMEL, F. J. Introdução aos procedimentos de pesquisa em educação. Porto Alegre: Globo, 1972. TRIVIÑOS, A.N.S. Introdução à pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1992. VISAUTA, B.V. Técnicas de investigación social. Barcelona: PPU, 1989.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
PPCO1804 - INTRODUÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( PPCO1804 ) ATIVO 10/07/2008

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