Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Unidade Responsável: |
ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAÍ (11.22) |
Código: |
EFL0335 |
Nome: |
AVALIACAO E MITIGACAO DE IMPACTOS AMBIENTAIS |
Carga Horária Teórica: |
45 h. |
Carga Horária Prática: |
15 h. |
Carga Horária de Ead: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
60 h. |
Pré-Requisitos: |
( EFL0328 ) OU ( AGR0339 )
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Co-Requisitos: |
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Equivalências: |
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Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Sim |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
Necessita de Orientador: |
Não |
Possui Subturmas: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Quantidade de Avaliações: |
3 |
Ementa/Descrição: |
1. Introdução; 2. Definição de impacto ambiental; Segmentos do estudo de impacto ambiental (EIA/RIMA); 3. Perfil da equipe colaboradora; Etapas de elaboração e aprovação do EIA/RIMA; Responsabilidade do órgão elaborador; Interessado; Avaliador; Legislação ambiental - histórico e aplicações; 4. Área de influência do empreendimento; Diagnóstico ambiental; Caracterização dos meios físico, biótico e antrópico; Indicadores de impacto ambiental; Prognóstico ambiental; 5. Metodologias de avaliação de impacto ambiental; Classificação dos impactos ambientais; Qualidade ambiental: quadros de síntese de classificação e fluxogramas; Medidas mitigadoras de impacto ambiental; Planos e programas de monitorização de impactos; 6. Relatórios de controle ambiental - RCA e Plano de controle ambiental PCA; Plano de recuperação de áreas degradadas PRAD; A avaliação da aptidão agrícola dos solos; 7. Educação ambiental; Estudos de casos. Ações mitigadoras: Conceitos. Classificação das ações mitigadoras e potencializadoras de impactos ambientais. O delineamento das ações de mitigação e potencialização de impactos ambientais. Relações com o monitoramento e gestão ambiental. 8. Estudo de casos com exercícios de fixação. Documentos para licenciamento ambiental. Evolução das metodologias de Avaliação de Impactos Ambientais. |
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