Banca de QUALIFICAÇÃO: AMANDA GLYCIA SILVA MOREIRA DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : AMANDA GLYCIA SILVA MOREIRA DA COSTA
DATA : 04/06/2024
LOCAL: Meet

BASE ORIENTADORA PARA LEITURA CRÍTICA DE NOTÍCIAS COM DESINFORMAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Desinformação Científica; P. Ya. Galperin; Leitura Crítica; Ensino de Ciências

Em um mundo conectado, onde se recebe uma alta quantidade de informações diariamente, faz-se necessário saber discernir conteúdos verídicos de falsos. No que diz respeito ao ensino de ciências, não seria diferente, frequentemente também nos deparamos com o fenômeno da desinformação, tornando-se necessário o desenvolvimento de estratégias que possibilitem a leitura crítica, formando cidadãos críticos e reflexivos para atuarem na sociedade. Pensando nisso, elaboramos uma sequência didática orientadora para a leitura crítica de notícias com desinformação científica, com o objetivo de analisar o processo de elaboração de critérios para a leitura crítica de textos de desinformação científica, em estudantes do nível médio. A referente proposta metodológica se deu a partir do desenvolvimento das cinco etapas apoiadas na teoria de P. Ya. Galperin, e durou em torno de quatro encontros, com um total de 10 horas aula com quarenta e cinco minutos cada (CAAE 67960422.3.0000.5537). Os sujeitos participantes foram estudantes matriculados no 2º ano do curso técnico de nível médio em Alimentos no IFRN campus Currais Novos, localizado no interior do Rio Grande do Norte. Com relação a coleta de dados, foi realizada por meio de gravações de áudio e registros escritos dos estudantes durante o desenvolvimento das atividades, e a análise destes, foi realizada a partir da ferramenta analítica proposta por Veneu, Ferraz e Rezende (2015) baseados na análise dialógica do discurso que se apoia nos estudos de Bakhtin sobre linguagem. No que diz respeito aos resultados parciais, consideramos que uma base orientadora apoiada em elementos da desinformação científica favorece o desenvolvimento de habilidades para ler criticamente, com base em toda a evolução expressa pelos estudantes no decorrer das etapas aplicadas, em especial na etapa mental, quando submetidos a aplicar o conhecimento apreendido em novas situações problemas, o fizeram de maneira pertinente, demonstrando o controle e regulação na conclusão do ciclo cognoscitivo da formação da habilidade proposta.

Externa à Instituição - ROCHELE DE QUADROS LOGUERCIO - UFRGS
Externa à Instituição - ANDREA FERNANDA REVEL CHION - UBA