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Banca de QUALIFICAÇÃO: LÊDO IVO BENEVIDES DE SOUZA JÚNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LÊDO IVO BENEVIDES DE SOUZA JÚNIOR
DATA : 28/05/2024
HORA: 14:00
LOCAL: ESCOLA DE MÚSICA DA UFRN
TÍTULO:

O CONTRABAIXO ELÉTRICO NA MÚSICA INSTRUMENTAL POPULAR
BRASILEIRA: TÉCNICAS ESTENDIDAS UTILIZADAS NAS MÚSICAS
“NO NORDESTE, A SALSA É ASSIM”, “MEU FEROZ CAVALO MARINHO” E “BRASILIDADE”


PALAVRAS-CHAVES:

Contrabaixo Elétrico. Técnicas Estendidas. Double Thumb. Thumb-Pluck.
Cavalo Marinho. Maracatu de Baque Virado.


PÁGINAS: 112
RESUMO:

Nesta pesquisa, visamos trabalhar as técnicas estendidas para o contrabaixo elétrico a partir de
músicas inspiradas em ritmos populares como a salsa e mais especificamente àqueles ligados
ao folclore da Zona da Mata Norte do estado de Pernambuco. Além da salsa que é um gênero
originário da cultura cubana e tem influência afro jazzística, o trabalho traz em seu escopo
ritmos brasileiros como o Cavalo Marinho, baião e maracatu. A junção de todos esses
elementos caracterizam uma música diferenciada que, juntamente com as técnicas estendidas
utilizadas, apresentam algo novo, que talvez seja de difícil compreensão e execução para um
músico que não conheça os pormenores dos ritmos e técnicas contidas no trabalho. Nesse
contexto, o nosso objetivo é mostrar ao leitor desta dissertação uma maneira de executá-los,
deixando claro, que não temos a pretensão de considerar a nossa interpretação musical uma
maneira única de execução, contudo, apresentamos aqui, apenas uma possibilidade
interpretativa que foi estudada e trabalhada ao longo do desenvolvimento desta pesquisa.
Nesse sentido, foram utilizadas três músicas de autoria do autor desta dissertação para
demonstrar como essas técnicas foram utilizadas, sendo elas: Meu Feroz Cavalo Marinho, No
Nordeste, a Salsa é Assim e Brasilidade. As técnicas mais aprofundadas para essas
composições foram: double thumb, thumb-pluck, duplo domínio e triplo domínio. No decorrer
da pesquisa, são citadas também as dificuldades para se encontrar materiais que se referem às
técnicas estendidas para baixo elétrico, sendo este, um dos motivos que impulsionou o
desenvolvimento do presente trabalho. Apresentamos também uma abordagem histórica
acerca dos instrumentos acústico e elétrico mostrando pormenores do seu surgimento e
desenvolvimento, assim como as modificações tecnológicas que foram sendo adicionadas ao
contrabaixo elétrico com o passar do tempo. Mostramos também a maneira como o
conhecimento musical referente ao contrabaixo era difundido antes do advento da internet.
Esse processo se dava através de revistas impressas que circulavam com grande força pelo
meio musical entre os contrabaixistas. Elas eram inicialmente oriundas de outros países, como
por exemplo a Bass Player, revista norte-americana. Mais tarde, surge a famosa revista
brasileira Cover Baixo que trazia em suas edições, entrevistas e dicas pertinentes que faziam
grande sucesso em nosso país. Trazemos também algumas considerações sobre as técnicas
estendidas de uma maneira geral, referentes a outros instrumentos, como uma forma de
mostrar aos leitores o modo que outros instrumentistas utilizam para emitir sons que estão
fora daqueles que são considerados convencionais. Baixistas internacionais e nacionais
também estão presentes como uma forma de mostrar aqueles que se destacaram como solistas
e levaram o nosso instrumento a outro patamar, libertando-o de sua importante missão como
instrumento acompanhador alçando-o à condição de solista.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - MARCOS ARAGAO FONTOURA
Interno - 1235355 - MARIO ANDRE WANDERLEY OLIVEIRA
Interno - 1169086 - RANILSON BEZERRA DE FARIAS
Notícia cadastrada em: 15/05/2024 08:37
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